Profissionais que participaram de formação sobre proteção das infâncias são certificados pela Feevale | Universidade Feevale

Profissionais que participaram de formação sobre proteção das infâncias são certificados pela Feevale

Parceria entre a Universidade e a Secretaria de Educação de Novo Hamburgo objetiva combater o preconceito e as violências na rede pública de ensino

Violências em pauta

Foram certificados, nesta quinta-feira, 23, cerca de 30 professores, gestores de escolas, agentes de segurança, assistentes sociais, conselheiros tutelares e jornalistas que participaram da formação Violências em pauta, aplicada pela Universidade Feevale. A atividade integrou as ações deste ano do convênio Educação Antidiscriminatória, firmado em 2021 entre a Feevale e a Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo com o propósito de construir uma política pública educacional antidiscriminatória no município.

A qualificação, que aconteceu entre maio e novembro, mobilizou diferentes profissionais que impactam o território escolar para que, em encontros mensais, analisassem e debatessem as diferentes camadas de violência que perpassam o cotidiano coletivo, refletindo sobre a proteção das infâncias. As atividades foram conduzidas pelas pesquisadoras Malu Meinhardt, Caroline Willig e Sofia Robin, integrantes do grupo de pesquisa Criança na Mídia: núcleo de pesquisa em comunicação, educação e cultura, com assessoramento técnico da bolsista de iniciação científica Juliana Fleck.

Para a professora Saraí Schmidt, que coordena o Criança na Mídia – grupo responsável pelas atividades do convênio -, foi emocionante a acolhida e a entrega dos participantes. "A cada encontro mensal intersetorial, foram abordados fatos que nos mobilizaram de diferentes formas e que necessitam compreensão e reflexão. Casos como os massacres nas escolas, a crise humanitária Yanomami e manchetes de violência contra as infâncias são fatos que se multiplicam e nos paralisam enquanto protetores/as das infâncias”, pontua.

Saiba mais

Por meio do convênio Educação Antidiscriminatória, pesquisadores da Feevale compartilham seus estudos e oferecem elementos para a sensibilização de professores e gestores no que diz respeito à educação antidiscriminatória. Liderado pelo grupo de pesquisa Criança na Mídia, o acordo mobiliza acadêmicos dos programas de pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais e Diversidade Cultural e Inclusão Social da Instituição, além da participação do aprimoramento, iniciação científica e extensão. Também há integração com o projeto social Cidade Viva: crítica midiática como ato comunicacional antidiscriminatório. O objetivo é formar profissionais da rede pública para que sejam agentes de combate ao preconceito e às violências no território escolar. No ano passado, 89 diretores de escolas municipais participaram de uma formação continuada sobre temas como gênero e sexualidade na escola, violência contra crianças e adolescentes na mídia, dignidade menstrual, visibilidade lésbica e masculinidades.

24/11/2023 - Atualizado 14h04min
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.