Programa baseado em metodologias finlandesas forma primeira turma | Universidade Feevale

Programa baseado em metodologias finlandesas forma primeira turma

06/06/2023 - Atualizado 16h59min

Mentored Teacher Education traz novo conceito de ensino ao Brasil

Finlândia

Uma parceria inédita, em âmbito nacional e internacional, está sendo concretizada com a formação da primeira turma do Mentored Teacher Education – Brazil/Finland, programa baseado em um acordo de cooperação internacional entre a Universidade Feevale e a Tampere University, da Finlândia. A cerimônia de formatura acontecerá na noite de 15 de junho, às 19h30min, no Teatro Feevale. Os 69 professores que participaram do programa serão os replicadores da metodologia no Estado e no Brasil, sob a licença da Tampere University.

O programa, que dá continuidade a uma relação de 18 anos da Universidade Feevale com instituições finlandesas, teve duração de dois anos, sendo composto por quatro módulos: Fundamentos da formação de professores com mentoring; A mentoria na formação de professores; Desenvolvimento institucional na formação de professores; e Pilotando a mentoria.

“Vamos trabalhar para a criação de um modelo operacional conjunto entre os docentes da educação básica, professores universitários e licenciandos, formando professores com competências essenciais para o século XXI”, afirma o reitor da Feevale, Cleber Prodanov, lembrando que a Finlândia está no topo de rankings internacionais que aferem a qualidade da educação em todos os níveis. “A nossa instituição será um centro difusor desse trabalho colaborativo e internacional, disseminando as possibilidades de avanços dos projetos educacionais e práticas inovadoras, seguindo um novo conceito de ensino, baseado em metodologias e tecnologias finlandesas”, destaca.

Workshop gratuito

Logo após a cerimônia de formatura será realizado, no Teatro Feevale, o workshop Educação e felicidade. Os palestrantes serão os professores Gabriel Grabowski, da Universidade Feevale, e Minna Mäkihonko e Minna Van Nunen, da Tampere University. A atividade é gratuita e aberta à comunidade. Os ingressos estão disponíveis em teatrofeevale.com.br.

Em 2023, a Finlândia foi considerada, pelo sexto ano consecutivo, o país mais feliz do mundo, segundo o Relatório Global sobre Felicidade. A Feevale também passou a oferecer, neste ano, a disciplina Felicidade: a arte do bem viver. O objetivo foi ampliar a oferta de disciplinas que incentivem a formação cognitiva e socioemocional dos estudantes, desenvolvendo competências e habilidades para atuação em um mundo em transformação.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.