Programa para acelerar projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo é lançado | Universidade Feevale

Programa para acelerar projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo é lançado

27/03/2024 - Atualizado 13h20min

Iniciativa da Sedac, em parceria com a Universidade Feevale, foi iniciada em evento nesta terça-feira, 26, no Teatro Feevale

Aceleração

Foi lançado, nesta terça-feira, 26, no Teatro Feevale, o programa de aceleração de projetos culturais LabCultura.RS. Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), em parceria com a Universidade Feevale, o programa é destinado aos projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo (LPG) nos cinco editais de outros setores, além do setor audiovisual. A Feevale é responsável pela realização de serviços técnicos de capacitação, mentorias, avaliação, monitoramento e estudo de dados para a operacionalização das ações e execução dos recursos emergenciais de que trata a Lei Paulo Gustavo no Estado.

Na ocasião, foram apresentadas as etapas do programa, que possuem atividades previstas até o mês de outubro. Algumas das ações incluem eventos abertos à comunidade, palestras, oficinas e acompanhamento com mentores para averiguar a execução dos projetos. A primeira atividade aconteceu já nesta terça-feira, com o evento híbrido (online e presencial) de abertura Oficina sobre Cultura e Criatividade, com Edson Natale e Cristiane Olivieri, autores do livro Guia Brasileiro da Produção Cultural, e Ana Carla Fonseca Reis, diretora da Garimpo de Soluções.

Segundo a secretária estadual da Cultura, Beatriz Araujo, as capacitações trarão inúmeros benefícios para a sociedade. “Temos o início de um trabalho que, com certeza, será inovador. Aproveitem essa etapa de capacitação que está sendo realizada para que possam fazer uso dos recursos. Ao final do programa, teremos indicadores e condições de fazer melhores entregas para todos”, explica.

Paula Casari Cundari, diretora de Relações Internacionais e Institucionais da Feevale, reforçou o comprometimento vindo da Universidade para o programa. “É muito importante para a Instituição estar iniciando esse momento, pois, além de termos o Hub One de Criatividade e Inovação, temos pelo menos 17 cursos voltados para a economia criativa. Desejamos sucesso para o programa, que irá privilegiar não apenas a classe artística, mas toda a sociedade", destaca.

Saiba mais

O Lab Cultura.RS e´ um laboratório para acelerar os projetos contemplados na Lei Paulo Gustavo, executada no Rio Grande do Sul pela Secretaria de Estado da Cultura. Por meio de encontros com especialistas renomados no mercado cultural e no mercado de economia criativa, além de sessões de mentoria individuais, o programa visa fornecer aos proponentes dos projetos ferramentas e conhecimentos necessários para maximizar a efetividade e sustentabilidade de suas iniciativas. Mais informações podem ser obtidas no site da Sedac (www.cultura.rs.gov.br) e, em caso de dúvidas, a equipe pode ser contatada pelo e-mail lpgrs.feevale.br@gmail.com.

Sobre os editais da LPG

A lista de projetos contemplados pelos nove editais da Lei Paulo Gustavo (LPG) foi divulgada pela Sedac em 19 de fevereiro. Foram selecionados 328 projetos, entre os 2.217 inscritos. Ao todo, 126 projetos selecionados (38,41% do total) foram propostos por pessoas negras e indígenas, incluindo as vagas reservadas por cota (30%). Foram contempladas todas as regiões do estado e todos os segmentos culturais – patrimônio e expressões culturais, artes visuais, artes cênicas, música, literatura e audiovisual (este com quatro editais exclusivos).

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.