Diretora de Inovação da Feevale mostrará os resultados do programa em conferência da Anprotec
A diretora de Inovação da Universidade Feevale, Daiana de Leonço Monzon, representará a Instituição e o Feevale Techpark na Conferência Anprotec 2023, que teve início nesta segunda-feira, 6, e segue até quinta-feira, 9, em Brasília (DF). Na tarde de quarta-feira, 8, ela apresentará um trabalho sobre o Programa Startup Teens, desenvolvido pela Feevale desde 2018.
A diretora de Inovação diz que é uma honra apresentar o Startup Teens, um programa que nasceu da relação da Universidade Feevale com a Escola de Aplicação Feevale. Além de Daiana, o trabalho contou com a participação de Juliano Varella de Carvalho, Camila Alves da Silva, Micheline Kruger Neumann e Manuela Bruxel.
O Startup Teens é uma competição de ideias que inspira e capacita jovens por meio de uma experiência única. Os participantes são desafiados a criarem a sua própria startup, de forma inovadora, com base em necessidades da sociedade. Eles precisam validar as suas ideias, criar protótipos e apresentá-los para uma banca avaliadora. “Até agora foram 69 modelos de negócios experimentais, 425 estudantes envolvidos, 11 escolas e três municípios participantes e 34 profissionais envolvidos”, ressalta Daiana.
Segundo a diretora de Inovação, o programa vem estimulando, nos estudantes, o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, comunicação, liderança e solução de problemas. “O programa já impactou centenas de estudantes e dezenas de modelos de negócios, proporcionando uma integração entre os jovens e as atividades empreendedoras”, conta a diretora.
O programa é direcionado a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio de escolas públicas e privadas, limitadosa, no máximo, 100 participantes, por evento. Desde a sua criação, em 2018, tendo como pioneira a Escola de Aplicação Feevale, o programa teve sua metodologia aplicada em sete edições, nas modalidades presencial e digital. Somente na edição 2022 foram realizados oito encontros presenciais. Os sete primeiros foram destinados à imersão, ideação, prototipação e desenvolvimento de um negócio, enquanto o último à apresentação dos negócios elaborados.
Em Brasília, também serão mostrados os avanços que os estudantes tiveram em relação a determinados conceitos envolvendo as tecnologias abordadas e a educação empreendedora. Para isso, os alunos responderam a questionários – inicial e final – sobre temas dos workshops, como Impressão 3D, Arduíno, App Inventor, Design Thinking, Validação de um Negócio, MVP (Produto Mínimo Viável), Pitch e Empreendedorismo.
Sobre a conferência
A Conferência Anprotec 2023 é promovida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento é anual e reúne participantes de diversos setores do ecossistema de inovação para promover discussões aprofundadas sobre empreendedorismo inovador. O objetivo é debater o papel e as perspectivas dos ambientes e ecossistemas de inovação, compartilhar práticas, estratégias, ferramentas e tendências.