Evento destaca a importância da pesquisa realizada nas universidades
O Inovamundi, Programa da Universidade Feevale que apresenta a produção científica, tecnológica e extensionista de acadêmicos de educação básica, graduação e pós-graduação, segue até este sábado, 26 de outubro. Organizado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex), o evento busca estimular a divulgação e a discussão dos trabalhos realizados por estudantes da Feevale e de outras instituições, tanto do Brasil quanto do exterior. A atividade também integra as programações da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para popularizar a ciência.
O evento começou nesta segunda-feira, 21, com a palestra Conquistando o seu Everest, que também integra o Programa Next Feevale, da Diretoria de Inovação da Instituição. Na atividade, Waldemar Niclevicz, o primeiro brasileiro a escalar o Everest e o maior alpinista brasileiro de todos os tempos, falou sobre a superação de desafios, enfatizando o perfil empreendedor e a importância de um bom planejamento, capacitação, liderança e espírito de equipe.
Conquistando o seu Everest foi o tema da palestra do alpinista, que falou para mais de 1.800 pessoas no Teatro Feevale. Ele iniciou com algumas perguntas para o público refletir: Por que algumas pessoas atingem o sucesso e outras não? Por que algumas chegam no topo do mundo e outras não? Que magia é essa que realmente faz os nossos sonhos se tornarem realidade? Segundo Niclevicz (foto abaixo), a ideia é motivar as pessoas a irem em busca de seus próprios sonhos.
Gosto de falar para estudantes para passar a eles essa questão do ensinamento, da importância de assumir desafios, de ultrapassar barreiras, de acreditar nos sonhos e na paixão. Uma pessoa não deve fazer algo só porque isso pode lhe trazer destaque, fama ou dinheiro, e sim, porque pode fazê-la feliz”, enfatizou.
Internacionalização
Ao todo, para este Inovamundi, foram aprovados cerca de 1.500 trabalhos, em todas as áreas do conhecimento, de oito países. Uma das características desse evento é a expressiva participação internacional, tanto de acadêmicos quanto de avaliadores. Nesta edição, há trabalhos internacionais oriundos de sete países – Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Finlândia, México e Portugal - mais o Brasil. Além disso, duas comitivas estrangeiras – uma formada por professores da Häme University of Applied Sciences (Hamk), da Finlândia, e da VIA University College, da Dinamarca; e outra formada por professores do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) – já realizaram avaliações de trabalhos científicos.
Contribuindo para a diversidade do evento, o acadêmico Carlos Felipe Acevedo Velasquez (foto à direita), da Universidad Nacional de Colombia, da Colômbia, esteve em Novo Hamburgo para apresentar, presencialmente, dois trabalhos no Seminário de Pós-graduação (SPG). As exposições aconteceram nesta terça-feira, 22, na Biblioteca do Câmpus II. Outra novidade é que, pela primeira vez, o sistema de inscrição foi disponibilizado, totalmente, em inglês.
Programação científica
Todas as sessões de apresentação, momento em que os estudantes socializam os resultados de suas investigações, são gratuitas, e os horários podem ser conferidos no site. Acontecem mostras nos três turnos, até a manhã deste sábado, 26. O programa é composto por quatro grandes eventos:
Feira de Iniciação Científica (FIC): fortalece a investigação científica e a aplicabilidade de seus resultados
Salão de Extensão (SE): momento de divulgação de resultados e ações decorrentes das práticas extensionistas, ou seja, em projetos sociais
Seminário de Pós-graduação (SPG): atividade de estímulo à produção e à socialização do conhecimento entre estudantes e professores de pós-graduação
Feira de Iniciação à Pesquisa (FIP): promove e fortalece a divulgação e a discussão da produção da pesquisa na Educação Básica, que acontecerá em dois dias, no Câmpus I:
- Ensino Fundamental II e Ensino Médio: dia 24, das 17h às 20h
- Educação Infantil e Ensino Fundamental I: dia 26, das 9h às 12h
Programação cultural
O grande evento de divulgação científica da Feevale também promove atividades culturais para todos os visitantes. Confira a programação:
Rua Coberta Câmpus II – Intervalo Cultural
- Dia 24, quinta-feira, às 18h30min - Mártin
- Dia 25, sexta-feira, às 18h30min - Hellen Vogel
Palestras – Espaço Arena, prédio Vermelho, Câmpus II
- Dia 24, quinta-feira, às 18h: Jornada de inovação e cocriação na Sicredi Pioneira RS, com Erick Hirata Akamine
- Dia 25, sexta-feira, às 18h: Plataformas de energia solar na Sicredi Pioneira RS, com Jonas Eduardo Rauch