Diálogos pelo Agro debateu temas como recuperação do solo e inteligência de dados para soluções agroclimáticas
O RS Innovation Agro + Smart Cities, na Expointer, realizado pela Universidade Feevale e Prefeitura de Esteio no Hub Agro, na Expointer, apresentou nesta segunda-feira, 26, uma programação voltada para soluções tecnológicas e iniciativas de reconstrução do Estado. Os painéis, batizados de Diálogos pelo Agro, foram organizados pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), em parceria com as secretarias da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e de Desenvolvimento Rural (SDR), além da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp) e da Rede de Inovação do Agronegócio do RS (Riagro).
O objetivo foi apresentar soluções inovadoras para os principais desafios do agronegócio gaúcho, com foco em prevenção e mitigação de danos resultantes das mudanças climáticas. Ao longo do dia, ocorreu a apresentação de dois desafios ligados ao tema: a recuperação do solo e a inteligência de dados para soluções agroclimáticas.
Recuperação do solo
Pela manhã, o desafio sobre recuperação do solo abriu a programação do RS Innovation Agro + Smart Cities. A visão do produtor rural foi levada ao debate, com foco em como melhorar as condições do cultivo e o olhar para o solo de modo mais assertivo. As parcerias com a academia foram abordadas como forma de aprimorar os processos. Participaram do debate o professor da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Michael Mazurana, o técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) Diego Coimbra, e do desafio, startups do segmento: TerraMares (Victor Lopes) e Tekann Tecnologia da Informação (Eduardo Rieger).
Inteligência de dados para soluções agroclimáticas
À tarde, a programação contou com o desafio sobre inteligência de dados para soluções agroclimáticas (meteorológicas). A dinâmica também teve a presença de startups e da academia. Participaram, pela última, o professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS Anderson Ruhof e o gerente de operações do Instituto Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Vitor Nardelli. Pelas startups, na etapa dedicada às soluções, integraram o desafio a a professora do departamento de Geografia da UFRGS Eliana Fonseca, Caio Duarte do Alerta.AÍ, e Gabriel Kist, da onAgro. O desafio foi mediado por Jorge Krug, do conselho de inovação do Banrisul.
Programação
O dia também contou com as palestras Soluções Sustentáveis para o Agro: coprocessamento de resíduos contendo defensivos agrícolas, com Diego Pereira Tarragó, da Fundação Proamb; Transformando o Agro com Educação e Gamificação: como inovar para potencializar resultados e treinamentos, com Ana Kloeckner, da Flower; e Conheça a Rede RS Startup, com Clarisse Lamb, da Rede RS Startup. Na terça e na quarta-feira, 27 e 28, seguirão mais painéis do Diálogos pelo Agro.
A programação do RS Innovation Agro + Smart Cities segue durante toda a feira, até 1º de setembro, e pode ser conferida no Instagram da @feevale e do @rsinnovationagro. As atividades são gratuitas e ocorrem sempre das 10h às 18h. Os conteúdos, ministrados principalmente por especialistas no segmento agro e smartcities, ambientes de inovação, parceiros e startups, estarão divididos em sete pilares temáticos: inovações tecnológicas no agro; cidades inteligentes e sustentáveis; painéis e debates; startups e empreendedorismo; políticas públicas e regulamentações; sustentabilidade e clima; e integração rural-urbana.
Palestra Soluções Sustentáveis para o Agro, com Diego Pereira Tarragó
Cusco Tech, atração do RS Innovation Agro, no Hub Agro