Atividades acontecem seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19
As atividades presenciais do projeto social Da Rua Para Noia, que acontecem no Centro Pop de Novo Hamburgo, foram retomadas neste mês. As equipes das áreas de Enfermagem e Psicologia voltaram a realizar atendimentos individuais, adotando os protocolos de prevenção à Covid-19. Além dos atendimentos, no Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado em 10 de setembro, foi realizada a ação Agir salva vidas, com mensagens de apoio e de conscientização sobre a prevenção ao suicídio.
Para promover a saúde mental, as atividades do projeto estão sendo orientadas a partir dos dados da cartilha População Adulta em Situação de Rua de Novo Hamburgo, desenvolvida pelo grupo de pesquisa População Adulta em Situação de Rua de Novo Hamburgo/RS: vivências, demandas e possibilidades de intervenção, em parceira com o projeto social Da Rua Para Noia. O estudo aponta que 28,8% das pessoas em situação de rua sofrem de depressão. Com esse índice, a depressão e as complicações psicossociais da população em situação de rua não afetam apenas os aspectos psicológicos, mas, também, o contexto comunitário.
Sobre o projeto
Com o objetivo de promover a saúde integral e dar visibilidade a questões relacionadas à população em situação de rua, o projeto Da Rua Para Noia é realizado em Novo Hamburgo. “Por meio do censo, percebemos que existe uma grande demanda em saúde mental da população em situação de rua, o que exige a ampliação e o fortalecimento de políticas públicas nesse campo”, destaca a professora Carmem Giongo, do curso de Psicologia da Universidade Feevale e integrante do projeto social.