Além do Cine Desenrola, egressos de Turismo desenvolveram, em prefeituras da região, projetos que foram reconhecidos pela entidade
O projeto Desenrola: um olhar atento às adolescências, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura Municipal de Campo Bom e os projetos sociais da Universidade Feevale, conquistou o terceiro lugar na categoria Direitos Humanos do 6º Prêmio Boas Práticas, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). A premiação, que tem o objetivo destacar iniciativas que promovam o desenvolvimento e o bem-estar das comunidades, foi concedida na última semana, durante o evento Smart Cities Park, em Nova Petrópolis.
O projeto Desenrola destacou-se pela sua abordagem pioneira, valorizando a saúde mental e o desenvolvimento integral dos adolescentes por meio de cinedebates, grupos de diálogo e campanhas preventivas. A prática tem contribuído para reduzir a vulnerabilidade juvenil e fortalecer a autoestima e o senso de pertencimento dos jovens, promovendo uma integração mais positiva com a comunidade. Mais de 700 alunos já participaram.
“Esse prêmio é um reconhecimento do trabalho dedicado de toda a equipe e da importância de investir em políticas que priorizem a juventude, e a parceria com a Feevale ressalta ainda mais o papel fundamental da colaboração entre o setor público e acadêmico, mostrando que, juntos, é possível construir ações transformadoras que impactem diretamente a vida dos cidadãos”, afirma Ismael Boeira, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade.
O Cine Desenrola é uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Campo Bom, do Gabinete da Primeira-Dama e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, com parceria das secretarias de Educação e Cultura e de Saúde, da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal e da Universidade Feevale.
Projetos desenvolvidos por egressos da Universidade também se destacaram
Iniciativas desenvolvidas em prefeituras no Vale Germânico foram destaque na categoria Turismo do Prêmio Famurs. Egressos da Instituição, com projetos nas suas respectivas secretarias municipais, subiram ao pódio da premiação. Confira:
- 1° lugar: Três Coroas: Camping Acessível – egresso em Turismo Cristian Krummenauer, diretor de Turismo de Três Coroas
- 2º lugar: Aventura Segura em Sapiranga – egressas em Turismo Roberta Rothen e Letícia Schumacher, respectivamente, secretária de Turismo, Cultura e Desporto e diretora de Turismo de Sapiranga
- 3º lugar: Descubra Caminhos de Lomba Grande: uma experiência autêntica em Novo Hamburgo – mestrando em Indústria Criativa Deivid Schu, diretor de Turismo em Novo Hamburgo
Sobre o 6º Prêmio Boas Práticas
Nesta edição do prêmio, concorreram 279 projetos, de 125 prefeituras, tendo sido premiados 48 projetos de 38 municípios. Promovido pela Famurs, o Prêmio Boas Práticas é um instrumento para identificar, reconhecer, disseminar e estimular a realização de práticas bem-sucedidas, inovadoras e replicáveis, desenvolvidas pelas administrações municipais, que contribuam para a implementação de políticas públicas locais. A iniciativa contou com o patrocínio de Banrisul, Badesul e Governança Brasil, além do apoio da Planalto Transportes.