Movimento Teatral Feevale arrecadou livros que podem ser retirados por pacientes pediátricos e seus acompanhantes
Os pacientes pediátricos da Ala Arco-Íris do Hospital Regina, em Novo Hamburgo, passaram a contar, nesta semana, com uma minibiblioteca para a retirada de publicações infantis. A iniciativa partiu do projeto social Movimento Teatral Feevale, que, por meio de seu grupo da terceira idade, realizou uma campanha de arrecadação de livros. A professora líder do Movimento Teatral, Angela Maria Gonzaga, aponta que a leitura pode ser uma maneira de ajudar as crianças a manterem o equilíbrio emocional no ambiente hospitalar.
Os livros infantis fornecem, aos pequenos, recursos para a compreensão da realidade, contribuindo para a resolução de seus conflitos internos, estimulando a imaginação e, especialmente, ajudando no enfrentamento dos problemas do dia a dia”, afirma a docente.
A iniciativa foi realizada em parceria com o projeto social Brincando e Aprendendo, que já atua junto às crianças internadas na Pediatria do Sistema Único de Saúde (SUS) do Hospital Regina. O objetivo é promover um espaço lúdico para as crianças hospitalizadas, contribuindo para o seu bem-estar psicológico e desenvolvimento cognitivo e afetivo.
Essa minibiblioteca contribuirá muito para as crianças e seus acompanhantes neste momento delicado de hospitalização, proporcionando um espaço de leitura e de desenvolvimento do pensamento e da imaginação”, afirma a líder desse projeto, professora Simone Moreira dos Santos.