Projeto social da Feevale prepara jovens para o mercado de trabalho | Universidade Feevale

Projeto social da Feevale prepara jovens para o mercado de trabalho

17/02/2021 - Atualizado 10h40min

Centenas de adolescentes tiveram a sua primeira experiência profissional por meio do Jovem Aprendiz

jovem aprendiz

Uma das maiores dificuldades para o ingresso de jovens no mercado de trabalho é a falta de qualificação dos candidatos. Para encurtar essa distância e ajudar a solucionar o problema, a Universidade Feevale possibilita, por meio do projeto social Jovem Aprendiz Feevale, formação técnica gratuita a jovens, que têm a oportunidade de terem a sua primeira experiência profissional em empresas parceiras da Instituição.

Desenvolvido desde 2007, o projeto já formou centenas de jovens para desempenharem atividades administrativas nas empresas que os contratarem. O curso, com duração de um ano, é composto por 920 horas/aula e realizado em duas etapas. Na primeira ocorrem aulas de informática, tecnologia, aplicativos, microinformática, programação, português e psicologia. Na segunda, os participantes trabalham nas empresas ou fazem aulas práticas no próprio curso.

É o desejo de agarrar as oportunidades que as histórias de Luís Henrique Martins Troquato, morador do bairro Canudos, em Novo Hamburgo, e de Grégori de Oliveira Martins, residente no bairro Scharlau, em São Leopoldo, se encontram. Atualmente com 20 anos, ambos foram efetivados nas empresas que os contrataram como jovens aprendizes.

Troquato conheceu o Jovem Aprendiz Feevale a partir da indicação de um amigo. Para ele, que se formou na turma de 2020, o projeto permitiu o crescimento de sua vida pessoal e profissional, principalmente por ter tido a sua primeira experiência profissional. “Sou muito grato pelos aprendizados e oportunidades. Hoje eu trabalho no setor de Almoxarifado do Hospital Regina, onde cuido da reposição e do estoque de farmácias do hospital”, destaca.

Já Martins, que finalizou o projeto em 2018, se inscreveu no Jovem Aprendiz após ver a divulgação nas redes sociais. Auxiliar administrativo na empresa Akorel, desde 2019 ele é responsável, entre outras atribuições, pela contração de novos jovens aprendizes na empresa. “Antes eu via o projeto como uma oportunidade pessoal e, hoje, como uma chance disponibilizada a outros jovens para agregar conhecimento, mesmo que não seja na área que eles pretendem seguir carreira”, enfatiza.

Para a professora Cláudia Goulart, líder do projeto social, o principal diferencial da formação oferecida pela Feevale é o olhar integral aos participantes. “Pensamos a nossa ação para além da questão técnica, transcendo-as para a formação humana, que estão relacionadas à comunicação e ao comportamento”, afirma, lembrando a importância de os participantes continuarem se qualificando e estudando.

Muitas vezes vemos os jovens focando só na renda e abrindo mão da qualificação. Conversamos muito com eles para que busquem esse diferencial na vida deles e que o trabalho possa ser algo que faça a diferença no seu futuro”, finaliza.

Inscrições abertas
Desenvolvido pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex) da Universidade Feevale, o Jovem Aprendiz está com inscrições abertas para a edição deste ano. Elas podem ser realizadas até as 18h do dia 19 de fevereiro, pelo site www.feevale.br/jovemaprendiz.

Para participar, os candidatos devem ter entre 16 e 22 anos, residir nas cidades de Novo Hamburgo, Dois Irmãos, São Leopoldo ou Sapiranga e ter disponibilidade para participar do curso na modalidade presencial, digital ou híbrida – conforme os protocolos vigentes em relação à pandemia – no turno da manhã ou da tarde. É necessário, ainda, ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio em escola pública ou na rede privada, com bolsa integral, e possuir renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por morador da residência.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.