Projeto social da Feevale promove ações de intervenção urbana em Novo Hamburgo | Universidade Feevale

Projeto social da Feevale promove ações de intervenção urbana em Novo Hamburgo

18/10/2021 - Atualizado 15h12min

Iniciativa surgiu em oficina que está sendo ministrada em escola municipal

foto

Com o objetivo de provocar o olhar da população de Novo Hamburgo sobre a cidade e o agir coletivo, o projeto social Cidade Viva: intervenção urbana como ato comunicacional, da Universidade Feevale, implementará, nesta semana, dois projetos de intervenção urbana. As ações estão sendo organizadas com os alunos da Escola Municipal de Arte Carlos Alberto de Oliveira (Carlão), onde o projeto ministra uma oficina desde o dia 4 de agosto, com encontros semanais.

Nesta terça-feira, 19, terá início a primeira proposta, intitulada “Olhares”. Ela convida a população a ativar percepções sobre a cidade e, em seguida, expressá-las e compartilhá-las no Facebook e/ou Instagram. Para isso, foram distribuídas 30 caixas em espaços do município, como a Praça 20 de Setembro, os Câmpus I e II da Feevale, a Praça Punta del Este, o Paradão, a rodoviária e as paradas de ônibus da rua Júlio de Castilhos e do bairro Canudos. Dentro delas, foram disponibilizados o desenho de um olho e as instruções de como desempenhar a atividade. Quem não as encontrar pode escrever para o @cidadeviva.projeto.

Na quarta-feira, 20, começa a intervenção “Lixo no Lixo”, que trabalhará com a temática da limpeza urbana, colocando em pauta o agir coletivo e colaborando para a conscientização do correto destino do lixo. Essa ação consiste na montagem de uma lixeira, construída a partir de materiais reciclados, como forma de incentivo e sustentabilidade. Essa lixeira será instalada na Praça Pedro Alles, entre a rampa de skate e a quadra de vôlei.

Entra as alunas que estão envolvidas nessas iniciativas está Neusa Garcia Machado. Ao participar dos encontros, ela percebeu a importância do olhar à cidade que vive e o quanto pode intervir positivamente nesse lugar. “Percebo que estamos entrelaçados nesse universo em que vivemos. O olhar e a contribuição de cada um à cidade faz diferença para todos”, afirma.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.