Instituição levará atividades de confeitaria e panificação para associação atingida pela enchente
Encontro reuniu professores, bolsistas e entidades parcerias do projeto
A fim de oferecer à população atingida pela enchente mais chances de ingresso no mercado de trabalho, o projeto social Confeitaria e Panificação: qualificação para o mercado de trabalho, da Universidade Feevale, estabeleceu algumas medidas para ampliar o acesso às suas oficinas. Neste semestre, parte das atividades ocorrerá fora da sala da aula, na sede da Ação Encontro, entidade localizada no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, e mantida pela Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (Abefi). A entidade teve seu prédio submerso pela enchente do mês de maio, e todos os equipamentos de cozinha foram perdidos. Portanto, para que essa comunidade não precise se deslocar até a Universidade, professores e bolsistas do projeto ministrarão as oficinas no local, que busca apoio financeiro de empresas da região para reequipar a padaria do espaço. Interessados em ajudar podem entrar em contato pelo email simonew@feevale.br.
Na Feevale, o projeto ocorrerá normalmente, ensinando técnicas de confeitaria e panificação a cerca de 30 pessoas indicadas por entidades parcerias. “Nosso público são pessoas em situação de vulnerabilidade, que precisam aprender algum ofício para dar uma virada de chave em suas vidas. Nossa proposta é trabalhar, novamente, com dois grupos, um voltado apenas às oficinas de confeitaria, e o outro, de panificação. Assim, os integrantes conseguem aprofundar o conhecimento nas áreas propostas”, indicou a professora líder do projeto, Simone Weschenfelder, durante encontro que reuniu professores, bolsistas e entidades parcerias da iniciativa.
As atividades deste semestre se iniciam no dia 26 de agosto, e ocorrerão sempre às segundas-feiras, às 14h, no Câmpus II. Ao final dos dez encontros previstos, todos os beneficiados serão convidados a participar do projeto social Gestão e Empreendedorismo para o Desenvolvimento Local, também da Universidade Feevale, para que desenvolvam habilidades de gestão em negócios na área da alimentação e precificação de produtos, por exemplo.
Sobre o projeto
O projeto social Confeitaria e Panificação: qualificação para o mercado de trabalho tem o objetivo de propiciar o aprendizado de diversas técnicas de confeitaria e panificação, desde a seleção das matérias-primas até o preparo do produto final. Desde a sua criação, em 2018, o projeto já capacitou e qualificou cerca de 500 beneficiados para inserção no mercado de trabalho. As aulas são direcionadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social e os participantes são indicados por instituições parceiras. Neste semestre, as indicações partiram de:
- Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (Abefi)/Ação Encontro de Novo Hamburgo
- Associação Evangélica de Ação Social (Aevas) em Novo Hamburgo
- Associação de Assistência em Oncopediatria (Amo Criança)
- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Novo Hamburgo
- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ivoti
- Associação dos Deficientes Visuais (Adevis) de Novo Hamburgo
- Comunidade Terapêutica Desafio Resgate Jovem
- Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Novo Hamburgo
- Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Morro Reuter
- Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Santa Maria do Herval
- Cáritas Diocesana de Estância Velha
- Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo
- Centro de Atenção Urbana à Dependência Química (Caudeq) de Novo Hamburgo
- Associação Koloniegeschmack de Sapiranga