15/05/2018 - Atualizado 11h14min
Participantes do projeto social Da Rua Para’Nóia desenvolvem ações para tirar pessoas em situação de rua da invisibilidade social
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social para a População em Situação de Rua em Novo Hamburgo – conhecido como Centro Pop -, recebe o projeto social Da Rua Para’Nóia, desenvolvido pela Universidade Feevale. As atividades têm o objetivo de promover a saúde integral, a cidadania e os direitos humanos da população em situação de rua do município. Gratuito, o projeto desenvolve oficinas de Comunicação (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas), Direito, Enfermagem,
Neste mês, está sendo promovida a oficina de fotografia Meu lugar na cidade. De acordo com a bolsista do curso de Jornalismo, Ariane Hanauer, a atividade proporcionará uma exposição de fotos - que serão feitas pelos próprios usuários. “É muito importante eles se sentirem inseridos na sociedade, e esse é o principal ponto da atividade. A curiosidade e o engajamento dos usuários do Centro Pop mostram que a oficina está sendo um sucesso”, enfatizou.
O curso de Pedagogia também contribui com a oficina de Educação, que tem o intuito de preparar os usuários inscritos para realizar o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja). As atividades contemplam redação e conhecimentos gerais, como matemática e história. “Os 18 inscritos superaram nossa expectativa. Agora, o objetivo principal é prepará-los para a prova”, explica Jozilda Berenice Candido Fogaça, professora responsável pelas aulas. A prova do Encceja ocorrerá no dia 19 de setembro.
Além de proporcionar auxílio educativo e visibilidade, o projeto elaborou uma campanha de vacinação contra a gripe para usuários e funcionários do Centro Pop. “Ao todo, foram 37 vacinados contra a gripe, superando o número de 14 do ano anterior. Fiquei muito feliz em ver a participação de todos”, disse a voluntária do curso de Enfermagem, Gabriela Dlugokenski. O projeto visa atender, também, às demandas feitas pelos próprios funcionários do Centro Pop. Em decorrência disso, a equipe realizou o 1º Capacita Pop, no qual o projeto teve como intuito capacitar os funcionários para realizarem um atendimento de melhor qualidade aos usuários, além de qualificá-los.
Saiba mais
O projeto acontece nas terças-feiras, das 13h30min às 16h, com oficinas de Comunicação e Psicologia; nas quartas-feiras, das 9h às 12h, com atividades de Pedagogia; nas quintas-feiras, das 14h às 16h, com atendimento de Direito; e nas sextas-feiras, das 9h às 12h, com atendimentos de Enfermagem. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.feevale.br/projetossociais.