Representantes do jornal Boca de Rua conversarão com integrantes do projeto Da Rua Para’Noia
25/04/2019 - Atualizado 13h24min
Jornal Boca de Rua
Com a proposta de incentivar a produção de um jornal para a população em situação de rua de Novo Hamburgo, o projeto social Da Rua Para’Noia da Universidade Feevale receberá uma oficina do jornal Boca de Rua, de Porto Alegre. Reconhecido internacionalmente, o Boca é produzido há 18 anos, sendo o único jornal do País feito exclusivamente pela população em situação de rua. O encontro acontecerá no dia 30, próxima terça-feira, às 10h, na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para a População em Situação de Rua em Novo Hamburgo – Centro Pop (Av. Nicolau Becker, 989), local em que acontece o projeto da Feevale.
A visita propõe estimular a implantação de um jornal por meio da equipe de Comunicação do projeto, com o intuito de dar mais visibilidade para os assuntos referentes à população em situação de rua e de aproximar esses indivíduos da sociedade, além de abordar assuntos como a discriminação e a violação de direitos. Para Cristine Kaufmann, professora da oficina de Comunicação, a vinda dos integrantes do Boca é uma oportunidade para compartilhar conhecimentos e vivências, contribuindo para a criação de um material próprio. “O jornal é uma forma de possibilitar que as pessoas em situação de rua possam falar sobre sua realidade, sendo protagonistas na produção de informações e permitindo, também, que o restante dos hamburguenses compreenda melhor essa realidade”, disse.
O representante municipal do Movimento Nacional da População de Rua, Nelson Escobar Martins, relatou se sentir empolgado com a proposta. “Até já comecei a escrever. É muito importante falarmos sobre a população em situação de rua e o jornal fará isso”, explicou.
Convite
As bolsistas da área de Comunicação, Ariane Hanauer e Suane Pinheiro, acompanhadas pela professora Cristine e por Escobar, participaram da reunião semanal do Boca no dia 9 de abril, momento em que apresentaram o projeto Da Rua Para’Noia e convidaram os integrantes do jornal para ministrar uma oficina no Centro Pop.
Sobre o projeto
As atividades desenvolvidas pela Instituição atendem aos assistidos do Centro Pop e têm o objetivo de promover a saúde integral, a cidadania e os direitos humanos da população em situação de rua com oficinas de Comunicação, Direito, Enfermagem, Pedagogia e Psicologia.