Projeto social que ensina técnicas de confeitaria e panificação já acumula 400 beneficiados | Universidade Feevale

Projeto social que ensina técnicas de confeitaria e panificação já acumula 400 beneficiados

15/05/2023 - Atualizado 14h36min

Desde 2018, Universidade Feevale promove oficinas de qualificação para inserir pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho

Oficinas panificação

Organizar os ingredientes, misturar as proporções corretas, sovar a massa, deixá-la descansar, pré-aquecer o forno, esperar o tempo de assamento... O não tão simples ato de preparar uma receita de pão pode carregar muito mais do que parece – pode significar uma mudança de vida. Esse é o propósito da Universidade Feevale com o projeto social Confeitaria e Panificação – qualificação para o mercado de trabalho, que desde 2018 já beneficiou mais de 400 pessoas em situação de vulnerabilidade social na região. A iniciativa busca ensinar técnicas de preparo de pães e doces artesanais, desde a seleção das matérias-primas até a apresentação do produto final, a fim de qualificar os participantes para o mercado de trabalho.

O projeto, no entanto, não apenas possibilita retorno financeiro aos beneficiados, como também oferece significativa melhora na saúde e qualidade de vida. A dona de casa Zenaide Prestes, 51, conta que aprendeu a preparar os pães “cacetinho” e “massinha”, bolachas amanteigadas e brigadeiro, e até mesmo a higienizar os alimentos. Ela acredita que o projeto mudou sua vida para melhor. “Mudou financeiramente com algumas receitas que fiz e vendi e melhorou minha saúde (vivia com pressão alta) e perspectiva de vida. Me deu mais incentivo para viver”, destaca. Os novos aprendizados foram bem recebidos, também, por seus familiares, sempre os primeiros a saborear as receitas feitas em casa. “Eles amaram. Todas as vezes que eu chegava do curso, fazia as receitas. Quando eu ia tirar foto, já não tinha mais”, relata.

A professora Simone Weschenfelder, líder do projeto social, acredita que feedbacks como esse mostram o quanto uma ação da Universidade pode impactar positivamente na vida da população e, ao mesmo tempo, contribuir para a geração de renda das famílias. Ela afirma que o Confeitaria e Panificação beneficia, inclusive, estudantes da Feevale, já que as oficinas são ministradas com o auxílio de graduandos. “O projeto é um divisor de águas na vida dos acadêmicos que participam, pois lhes apresenta realidades muito distintas e, também, um espaço para compartilhar o conhecimento adquirido na graduação", explica.

Sobre o projeto

Por meio do projeto social Confeitaria e Panificação – qualificação para o mercado de trabalho, são oferecidas, em média, 20 oficinas por semestre, com aproximadamente 30 participantes por aula. A iniciativa atende a jovens e adultos com idade entre 18 e 60 anos, indicados por entidades da região parceiras da Universidade Feevale. São elas: Ação Encontro da Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (Abefi); Associação dos Lesados Medulares do Rio Grande do Sul (Leme); Associação Evangélica de Ação Social em Novo Hamburgo (Aevas); Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Santa Maria do Herval; Cras de Morro Reuter; Fundação Cidade do Menor São João Bosco (Lar da Menina); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ivoti; Apae de Novo Hamburgo; Grupo Mulheres do Brasil - Novo Hamburgo; Associação de Assistência em Oncopediatria (AMO Criança Novo Hamburgo); Associação Beneficente Mães Pobres de Novo Hamburgo – Desafio Resgate Jovem; e Secretaria de Desenvolvimento Social de Novo Hamburgo. Atualmente, as oficinas acontecem na Ação Encontro/Abefi e na Leme.

Confira fotos das oficinas

Confeitaria e panificação

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.