Projeto social quer garantir qualidade de vida a pessoas com deficiência | Universidade Feevale

Projeto social quer garantir qualidade de vida a pessoas com deficiência

18/03/2024 - Atualizado 13h48min

Universidade Feevale envolverá estudantes de Engenharia, Design, Moda e Educação Física na promoção de estratégias de inclusão para o público

Reunião Leme Integrantes do projeto social em reunião com a Leme

Invisibilização, dificuldade de integração à sociedade e baixa representatividade no mercado de trabalho são apenas algumas das barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência no Brasil. Em 2022, esse público representava 8,9% da população brasileira com dois anos de idade ou mais. Os dados, divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, ainda apontam que, das 17,5 milhões de PCD em idade para trabalhar, 12,4 milhões estavam fora da força de trabalho à época.

Nesse sentido, a Universidade Feevale instituiu, este ano, um novo projeto social, intitulado Qualidade de vida para Pessoas com Deficiência. Seu propósito é desenvolver ações e estratégias de caráter interdisciplinar para promoção da saúde e qualidade de vida de pessoas com deficiência. Os beneficiados serão crianças, jovens e adultos de até 60 anos, com deficiência, integrantes de organizações como a Associação dos Lesados Medulares do Rio Grande do Sul (Leme), o Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV - que representa 42 cidades dos vales do Sinos e do Paranhana - e o Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania da Pessoa com Deficiência (CMPCD) de Novo Hamburgo, que representa todas as entidades em apoio a PCD no município.

A professora líder do projeto social, Jacinta Renner, que também é presidente do CMPCD, aponta que, dentre as atividades já previstas, estão oficinas de customização e de conserto de cadeiras de rodas, desfile de cadeiras de rodas e desenvolvimento de tecnologias assistivas para realização de atividades de vida diária (AVDs) para pacientes do CER que tiverem alta médica.

Sabemos o quão importante é que esse público tenha visibilidade, que suas dificuldades sejam compreendidas e suas potencialidades, reconhecidas. A partir do projeto, queremos promover qualidade de vida a essas pessoas, sem uma visão capacitista e com todas as possibilidades de inclusão que podemos proporcionar enquanto universidade comunitária”, declara a docente.

As atividades do projeto social serão promovidas com o apoio dos cursos de Engenharia, Design, Moda e Educação Física da Feevale.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.