Prouni transformando vidas há 20 anos na Universidade Feevale | Universidade Feevale

Prouni transformando vidas há 20 anos na Universidade Feevale

10/04/2025 - Atualizado 17h40min

Programa de inclusão social e acesso ao ensino superior completa duas décadas de conquistas na Instituição, com mais de 3.800 formados

ProuniCarmem Giongo e Juliana Naumann em sua formatura do curso de Psicologia, em 2005

Há 20 anos, o Programa Universidade para Todos (Prouni) tem sido um marco na democratização da educação superior no Brasil, permitindo que milhares de estudantes de baixa renda tenham acesso a cursos de graduação em universidades privadas. Na Universidade Feevale, o programa vem proporcionando a inclusão social e se mostrado um fator decisivo na formação de profissionais.

Com 3.862 formados pelo Prouni na Instituição, a Feevale celebra o impacto positivo que o programa tem gerado ao longo dessas duas décadas. A coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante da Feevale, Carla Lanzer, destaca a importância do ProUni para a Universidade e também para o país. “O programa permite que alunos de baixa renda tenham acesso a cursos superiores, transformando o perfil estudantil da Universidade. A contribuição mais notável é a inclusão social e a diversidade, pois antes do Prouni, muitos jovens não tinham acesso ao ensino superior, seja pela falta de recursos ou pela ausência de programas de apoio”, afirma.

Segundo a pró-reitora de Ensino da Feevale, Maria Cristina Bohnenberger, o Prouni representa para muitas pessoas a possibilidade da conclusão um curso superior. “Para estas pessoas, a trajetória acadêmica permitiu que construíssem um futuro pautado no desenvolvimento de um conjunto de competências que lhes permite atuar em diversos espaços promovendo o crescimento social, econômico e, por vezes, cultural em diversas esferas da sociedade”, ressalta.

Entre os milhares de formados, destacam-se dois exemplos de sucesso: Carmem Giongo e Juliana Naumann, que se formaram juntas no curso de Psicologia da Feevale, em 2005, através do Prouni. Carmem retornou para a Feevale e atualmente integra o corpo de professores da Instituição. "Sou filha de agricultores e, na época, meus pais tinham uma condição de vida muito difícil. Seria inviável pagarem uma universidade particular. O Prouni possibilitou que eu realizasse o sonho de ingressar no ensino superior", conta Carmem, que sempre estudou em escolas rurais e públicas. Para ela, a graduação foi transformadora. “Sempre aproveitei todas as oportunidades, fui bolsista de extensão, pesquisa, e até viajei para o Canadá com bolsa. Na época, morava numa pensão e trabalhava à noite para pagar os custos de moradia, mas valeu cada esforço. Hoje, sou professora na Universidade que me deu a chance de estudar, e isso é muito gratificante”, afirma.

CanadáCarmem em viagem ao Canadá pelo Projeto Rondon

A trajetória de Carmem demonstra como o Prouni foi essencial para a sua formação e para a sua carreira acadêmica. "Fui uma das primeiras bolsistas do Prouni na Feevale, e hoje sou professora da Instituição. Essa jornada de aluna a professora é algo muito especial para mim, especialmente porque a educação foi o que transformou minha vida", revela.

Já Juliana ressalta o impacto do Prouni em sua vida. "Eu sempre fui uma boa aluna, mas não tinha condições financeiras para estudar numa universidade particular. O Prouni me deu a oportunidade de estudar na Feevale, e isso foi fundamental para minha evolução profissional", afirma Juliana, que atualmente é inspetora de polícia na Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Para ela, a experiência universitária vai além da formação acadêmica. "O diploma universitário representa crescimento e transformação. Ele abriu muitas portas para mim, não apenas para o mercado de trabalho, mas também para uma nova visão de mundo", diz.

Prouni JuntasCarmem Giongo e Juliana Naumann

A inclusão como alicerce da transformação

O impacto do Prouni na inclusão social é notável. Para Carmem, a democratização do acesso à educação superior traz consigo a criação de um ambiente universitário mais diverso e plural. “O Prouni possibilita a inclusão de pessoas que, sem ele, talvez nunca tivessem tido oportunidades de acesso à educação superior. Isso cria um ambiente universitário democrático, inclusivo, com diversidade e alinhado às demandas de diferentes grupos sociais", afirma.

Juliana reforça a importância da inclusão proporcionada pelo programa. "O Prouni é fundamental para a democratização do acesso à educação superior, porque possibilita que pessoas como eu, que vieram de escolas públicas e de famílias com baixo poder aquisitivo, acessem o direito à educação e cresçam profissionalmente", destaca.

Para os próximos estudantes, Carmem deixa uma mensagem de esperança e determinação. "Busque informações, se inscreva, converse com pessoas que estão inseridas no mercado e se dedique. O Prouni é uma oportunidade única que vai te levar a lugares que você nunca imaginou chegar”, aconselha. Juliana complementa: "Vale a pena. Mesmo com as dificuldades, o resultado e a experiência que o Prouni proporciona são incomparáveis", finaliza.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.