Reitores de universidades comunitárias participam de reunião com vice-governador eleito | Universidade Feevale

Reitores de universidades comunitárias participam de reunião com vice-governador eleito

17/11/2022 - Atualizado 16h21min

Educação deverá ser prioridade no governo do Rio Grande do Sul

Comung

Representantes das 14 instituições que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) se reuniram, na manhã desta quarta-feira, 16, com o deputado estadual Gabriel Souza, vice-governador eleito do Rio Grande do Sul. O encontro dá andamento à parceria já existente. Também estão previstas agendas mais frequentes para tratar de temas que contribuam com iniciativas do governo do Estado.

O Comung realizou reuniões – série Diálogos – com os pré-candidatos. Na ocasião, Eduardo Leite e Gabriel Souza apresentaram o seu plano de governo, que contemplou o incentivo às instituições comunitárias. Agora, pós-eleição, o vice-governador eleito abriu agenda para os reitores, que abordaram diversas temáticas, com as quais as universidades podem contribuir.

Distribuídas por todo o Estado, as universidades comunitárias buscam enaltecer as vocações de cada região. Enquanto parceiras, participam da campanha #MeioPorCentoJá!, que solicita ao governo do Estado que destine a essas instituições 0,5% da receita líquida de impostos próprios, conforme previsto no artigo 201 da Constituição Estadual do Rio Grande do Sul e que já possui lei complementar que reforça esse direito.

Durante a reunião, Gabriel Souza, que preside, na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas, Privadas e Comunitárias, disse entender que deve haver o cumprimento da Constituição em relação ao percentual de 0,5%. Segundo ele, o governo iniciará esse repasse através de um edital, que está em construção, devendo fortalecer a educação no Estado. “Temos dito que, depois de oito anos ‘arrumando a casa’, agora o nosso próximo governo é para ‘arrumar a escola’. E quando digo escola, me refiro à educação como um todo. Essa é a nossa prioridade”, enfatizou.

O reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, que é 1º vice-presidente do Comung, lembra que o governo do Estado sinalizou que a educação passa a figurar como uma prioridade. “O vice-governador eleito ressaltou que haverá a destinação de 0,5% da receita líquida de impostos próprios para a educação superior pública e comunitária, o que deverá ser divulgado ainda este ano para entrar em funcionamento no ano que vem. Isso é muito importante, pois beneficiará os estudantes e desenvolverá as regiões e, por consequência, do Rio Grande do Sul”, diz ele.

Edital em construção

À tarde, os reitores reuniram-se com o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Alsones Balestrin, que será responsável por instrumentalizar as bolsas para os estudantes e formação de professores junto às universidades comunitárias. Atualmente, o processo está no comitê que trata do regime de recuperação fiscal do Estado.

O edital está em construção e deverá ser lançado até o fim do ano. “Estão previstas mil bolsas para estudantes das universidades comunitárias. Além disso, os alunos receberiam o valor para permanência”, explica o reitor Prodanov, dizendo que a expectativa é de um montante de R$ 74 milhões, que seriam destinados nesta primeira chamada. Durante o encontro, Balestrin também afirmou que está prevista a criação de um núcleo, com a participação de reitores, que se reunirá regularmente com a Secretaria.

Além do reitor da Feevale, Cleber Prodanov, os encontros contaram com as seguintes presenças: Lia Maria Herzer Quintana (reitora da Urcamp e presidente do Comung); Cátia Maria Nehring (reitora da Unijuí e tesoureira do Comung); Bernadete Maria Dalmolin (reitora da UPF e secretária do Comung); Ir. Iraní Rupolo (reitora da UFN); Rafael Frederico Henn (reitor da Unisc); Gelson Leonardo Rech (reitor da UCS); Ir. Evilázio Francisco Borges Teixeira (reitor da PUCRS); Fábio Dal-Soto (reitor da Unicruz); Fernanda Storck Pinheiro (vice-reitora da Univates); Neusa Maria John Scheid (pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação da URI); Ezequiel Insaurriaga Megiato (pró-reitor Acadêmico da Ucpel); Renaldo Souza (chefe de gabinete da Unilasalle); Carlos Alberto de Oliveira Cruz (chefe de gabinete da Unisinos); Marcelo Faoro (chefe de gabinete da UCS); Carlos Robalo (diretor de Patrimônio da UFN); e Alam de Oliveira Casartelli (pró-reitor de Administração e Finanças da PUCRS).

Sobre o Comung

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) é o maior sistema de educação superior do Rio Grande do Sul. É composto por 14 instituições, abrangendo quase todos os municípios do Estado. Essas universidades concentram 153.369 estudantes, 896 cursos de graduação e 715 cursos de pós-graduação e contabilizam 1,3 milhão de atendimentos prestados à comunidade.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.