Lideranças das universitárias comunitárias gaúchas unem forças em nome da ampliação e da qualificação do ensino superior gaúcho
#meioporcentojá é o que pedem os reitores de 14 universidades comunitárias gaúchas em vídeo lançado na manhã desta sexta-feira, 12, pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). As lideranças do ensino superior do Rio Grande do Sul buscam alertar o governo estadual para a necessidade da aplicação de recursos definidos em lei (especificamente no art. 201, parágrafo 3º da Constituição Estadual do RS) de destinar 0,5% da receita líquida de impostos próprios para a educação superior pública e comunitária.
Nos últimos anos, de acordo com o balanço financeiro publicado pelo Estado, o percentual não está sendo totalmente destinado, impossibilitando o acesso de milhares de estudantes ao ensino superior. O valor não aplicado em 2020 totaliza R$ 69 milhões e poderia viabilizar o acesso de aproximadamente sete mil estudantes em instituições comunitárias de educação superior.
A proposta se baseia em um modelo adotado em Santa Catarina, que agrega diferentes tipos de bolsas de estudo, pesquisa e extensão. Somados ao exemplo, dados indicam que 15% dos estudantes do ensino superior precisaram trancar ou cancelar matrículas durante a pandemia. No mesmo período, 57,9% dos domicílios com estudantes no ensino superior tiveram a renda diminuída pela metade ou menos da metade.
Os reitores destacam que o Comung conta com universidades em todas as regiões do Estado e representa uma rede de educação, ciência e tecnologia de contribuição fundamental para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. O reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, lembra que as universidades comunitárias são responsáveis, há mais de 50 anos, por estimular o desenvolvimento do Estado.
Estamos nos propondo a seguir colaborando com o governo e a sociedade para a instituição de um programa consistente e contínuo de qualificação profissional e formação humana, porque, mais do que um negócio ou serviço, a causa da educação é nossa razão de ser e nosso compromisso com toda a comunidade gaúcha”, afirma.
Confira o vídeo: