Relógio da Vida orientará o uso de chás em cada horário do dia | Universidade Feevale

Relógio da Vida orientará o uso de chás em cada horário do dia

12/06/2014 - Atualizado 13h53min
Projeto Phytos, da Universidade Feevale, inaugura estrutura com plantas que ficarão à disposição da comunidade acadêmica

Neste sábado, dia 14 de junho, a Universidade Feevale inaugura, nos dois câmpus, o Relógio da Vida, uma estrutura em que a comunidade acadêmica poderá desfrutar de diversos chás. No Relógio, será possível colher, gratuitamente, várias plantas com sugestões de horários para consumo, organizados de acordo com as horas do dia. “Esta indicação baseia-se na associação de que, naquele determinado período do dia, o órgão ou sistema ao qual se destina a ação medicinal apresentaria maior atividade, aumentando a eficácia terapêutica”, explica a professora Bárbara Spaniol. O Relógio da Vida foi idealizado pelo projeto de Extensão Phytos: uso medicinal e cosmético de plantas, liderado pela professora Bárbara, com o apoio do projeto Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), uma das ações do programa de Marketing Interno da Universidade Feevale.

No Relógio, também estará indicado o modo de preparo de cada um dos chás. Todas as plantas que compõem a estrutura apresentam eficácia terapêutica comprovada cientificamente e/ou pelo uso popular, de acordo com bibliografias relevantes. “É muito importante atentar para o modo de preparo e uso dos chás, suas indicações, cuidados e eventos adversos. Além disso, nunca se deve deixar de tomar um medicamento prescrito pelo médico e passar a se tratar somente com o chá”, afirma Bárbara. 

Localização
- Câmpus I: entre a Pinacoteca e a Rua Coberta
- Câmpus II: entre a Banca e a Rua Coberta

Conheça as plantas
Alcachofra; malva; sálvia; hortelã-pimenta; alecrim; mil-folhas; quebra-pedra; alho; sene; e dente-de-leão 

Dicas
- não é necessário o uso das plantas apenas no horário indicado
- antes de preparar o chá, deve ser feita a higienização do material vegetal colhido em água corrente 
- as plantas medicinais são coadjuvantes no tratamento medicamentoso, quando ele existir

Sobre o Projeto Phytos: uso medicinal e cosmético de plantas - está articulado junto aos cursos de Farmácia, Ciências Biológicas e Estética e Cosmética. O projeto vem de uma demanda da comunidade, além de estar respaldado pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), que visa à inserção da fitoterapia no Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do projeto Phytos é orientar a população e atuantes no SUS quanto ao uso e manejo corretos das plantas medicinais e os riscos aos quais estão expostos pelo seu uso incorreto, tornando-as aliadas na manutenção da saúde e bem estar. 

Saiba mais - O Relógio da Vida é baseado em uma metodologia de trabalho da Emater-RS, buscando associar o uso popular de algumas plantas medicinais aos horários nos quais determinados órgãos do corpo humano apresentam maior atividade, de acordo com a medicina tradicional chinesa. Foram feitas algumas modificações na proposta inicial da Emater-RS, consultando-se literatura científica. 
 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.