Hub Agro terá trilha voltada ao empreendedorismo e outras ações ao longo do ano
Mais uma vez o RS Innovation Agro, espaço para debater a inovação e suas consequências para o agronegócio, se mostrou uma ação bastante positiva, pois permitiu que produtores de soluções tecnológicas para o campo se encontrassem com seu público direto, o produtor rural. E os números mostram isto. Ao longo dos nove dias da Expointer, cerca de 30 startups puderam apresentar as tecnologias que estão desenvolvendo para o setor. Também foram promovidos 17 painéis, 18 palestras, três workshops e mais de 50 episódios de podcasts, além de muita interação do público com o Cusco Tech, mascote.
A terceira edição do evento foi sediada pelo Hub Agro, espaço inaugurado em 23 de julho pela Prefeitura de Esteio e Universidade Feevale. Localizado ao lado da Casa de Esteio, próximo à entrada principal do Parque de Exposições Assis Brasil e das bandeiras, o Hub é focado tanto em agronegócio quanto em soluções para a criação de cidades inteligentes. O RS Innovation Agro foi realizado pela Prefeitura de Esteio e Universidade Feevale e teve como patrocinador alfa o Banrisul e patrocinadores conexão o BRDE e o Badesul. Também contou com apoio da Virtueyes e produção da MP Pavin Produtora.
Criado para ser um facilitador entre as soluções tecnológicas e os produtores rurais, o RS Innovation Agro é um espaço para que as startups que se dedicam a desenvolver respostas às demandas do campo possam expor e encontrar com seus potenciais clientes e, assim, permitir que as inovações entrem na rotina das propriedades rurais. “É um movimento transformador do modo de trabalhar no campo que, mesmo utilizando tecnologias muito velozes, precisa entender o ritmo de como as coisas acontecem nas fazendas”, explica Eduardo Assis, criador do evento.
Em relação ao Hub Agro, o reitor da Feevale, José Paulo da Rosa, lembra que a ideia é que o espaço funcione o ano todo no Parque Assis Brasil. “Vamos desenvolver uma trilha voltada ao empreendedorismo e também teremos programas para estimular o empreendedorismo em estudantes e futuros empreendedores. Serão oferecidos, no Hub, cursos com foco em inovação e tecnologia, além de mentoria para empresas de médio e grande porte sobre inovação” – afirma – “Temos a meta de ter, ao longo do próximo ano, dez startups pré-incubadas e incubadas neste espaço, com soluções de inovação e tecnologia voltadas ao agro. E a proposta da Prefeitura e da Feevale é que possamos, neste local, iniciar o desenvolvimento desse ecossistema voltado à inovação para o agro”.