Evento, organizado pelo Governo Federal, segue até esta quarta-feira, 4, com painel ministrado por professora da Feevale
As enchentes históricas que atingiram o Rio Grande do Sul em maio deste ano foram tema do seminário A Ciência no Enfrentamento ao Desastre de 2024 no RS: da emergência à reconstrução. Organizada pela Secretaria para Apoio à Reconstrução, do Governo Federal, em parceria com instituições de pesquisa e entidades federais, a atividade teve início nesta terça-feira, 3, e segue até esta quarta, 4, em Porto Alegre. O objetivo é criar articulações entre ciência e política para o enfrentamento a eventos climáticos extremos.
A professora Danielle Paula Martins (foto), da Universidade Feevale, foi uma das painelistas do evento, que abordou temas como mudanças climáticas, impactos econômicos e impactos sociais, além de governança e políticas públicas. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental da Feevale, a docente ainda é coordenadora do projeto social Laboratório de Vulnerabilidades, Riscos e Sociedade (LaVuRS), cujo objetivo é contribuir para o avanço científico e comunitário no campo das vulnerabilidades social, de riscos e desastres, a partir da união dos conhecimentos técnico, científico e popular.
Danielle falou sobre educação para redução das vulnerabilidades. Além dela, participaram do seminário, como ouvintes, os professores Gabriel Grabowski e Tiago Balem, do PPG em Qualidade Ambiental, e acadêmicos vinculados ao LaVuRS.