Empreendedores de diversas regiões do Brasil se inscreveram para participar de rodadas de negócios através do Startup Lab
Rodada de negócios com HT Micron, com participação das startups BeeFlow, Gowdev e Vent Digital
O Startup Lab, programa do governo do Estado que visa fortalecer o ecossistema empreendedor gaúcho, gerou, nesta edição, 50 soluções inovadoras para desafios lançados por grandes empresas do Rio Grande do Sul. Cerca de 30 startups, de diversas cidades do RS e de outros estados – como Pará, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e São Paulo – se inscreveram; dessas, 19 foram pré-selecionadas e tiveram a oportunidade de apresentar, aos representantes das empresas, em um pitch de cinco minutos, suas propostas de solução para os desafios.
Entre 7 e 12 de novembro, o programa realizou, de forma remota, as rodadas de conexão entre as empresas e as startups. Após essa etapa, as negociações seguiram livremente, sem intermédio do Startup Lab. Um dos resultados esperados é a seleção de startups para implementação de provas de conceito (PoC) nas empresas, a fim de consolidar as conexões realizadas, gerar novos negócios e fomentar o crescimento econômico e a geração de emprego e renda no Estado.
Quem obteve resultados positivos ao participar desta rodada do Startup Lab foi Thomaz Borela, CEO da Vent Digital, startup que desenvolve soluções de tecnologia e dados para gestão. Eles optaram por propor uma solução para o desafio da empresa HT Micron - Como otimizar o processo de integração de dados de projetos de P&D?.
A solução apresentada foi a nossa plataforma, que integra dados internos e externos dos clientes, disponibiliza esses dados em dashboards customizáveis e aplica algoritmos de previsão, recomendação e chat bot de IA generativa, para tornar a tomada de decisão mais assertiva e eficiente”, explica Borela.
Segundo o CEO da startup, o contato com a empresa foi extremamente positivo e resultou em uma visita da HT Micron à sede da Vent Digital, além da continuidade da parceria. "Eles foram muito abertos às nossas soluções e a ideia é dar continuidade ao projeto assim que a empresa decidir qual dos nossos produtos será a prioridade no momento”, pontua.
O Startup Lab é coordenado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) do RS. Na Região Metropolitana e Litoral Norte do Inova RS, ele é executado pela Universidade Feevale, sob a coordenação da diretora de Inovação da Instituição, Daiana de Leonço Monzon, e conduzido por Aline Oliveira e Silva Iahnke, gestora de Inovação e Tecnologia da Sict.
Confira quais foram as empresas-âncora e os desafios propostos por elas
- DESAFIO 1: Como melhorar a experiência de treinamento de funcionários? (Ambev)
- DESAFIO 2: Como realizar o reposicionamento de mercado? (BCS Eventos)
- DESAFIO 3: Como otimizar o processo de integração de dados de projetos de P&D? (HT Micron)
- DESAFIO 4: Como fortalecer a segurança e confiabilidade do processo de integração de dados em projetos de viabilidade para o desenvolvimento de produtos? (HT Micron)
- DESAFIO 5: Como converter associados inativos da cooperativa? (Sicredi Caminho das Águas)
- DESAFIO 6: Como melhorar a conversão de leads? (Sicredi Caminho das Águas)
- DESAFIO 7: Como reduzir o desperdício durante a jornada do usuário de plano de saúde? (Sulmed)
- DESAFIO 8: Como melhorar as propriedades de resistência de bebedouros de concreto pela adição de polímeros? (Torri)