Projeto foi desenvolvido em disciplinas nos cursos da área das Engenharias da Universidade Feevale, durante o ano de 2024
Durante todo o ano de 2024, acadêmicos dos cursos de Engenharia da Universidade Feevale desenvolveram um trabalho para promover o conhecimento e incentivar o gosto pela engenharia entre crianças e jovens. Na primeira etapa do projeto, realizada no primeiro semestre, estudantes da disciplina de Projeto Aplicado I – Diagnóstico identificaram o local que poderia receber a intervenção – a organização não governamental Instituto Educacional Espírita (Iede), de São Leopoldo. No Iede, são atendidas crianças da comunidade, em contraturno, em um ambiente acolhedor e seguro, contando com estrutura completa e profissionais qualificados.
Já na segunda etapa, que está em continuidade neste segundo semestre com a disciplina de Projeto Aplicado II – Intervenção, o objetivo principal foi elaborar uma proposta de intervenção. As atividades, ministradas pelas professoras Cristine Kassick e Daiana Cristina Metz Arnold, abordam um dos aspectos diagnósticos realizados no primeiro semestre. Assim, foram promovidas oficinas, com o objetivo de apresentar às crianças, de forma lúdica e interativa, as diversas Engenharias existentes e as possibilidades que estas oferecem ao indivíduo, despertando o interesse por essa área.
Participaram das atividades crianças e jovens entre 7 e 18 anos, divididos em dois turnos. As oficinas consistiram de: desafio do balão com eletricidade estática (Engenharia Elétrica); corrida de avião de papel (Engenharias Mecânica e de Produção); minicidade de palitos de sorvete (Engenharia Civil); e fábrica de slime (Engenharia Química). Na avaliação das acadêmicas, o projeto foi muito impactante e importante, uma vez que, “durante a execução das atividades, a maioria das crianças mostrou não ter conhecimento do que era engenharia nem qual o papel do engenheiro, e que contribuiu a formação dos participantes, como cidadãos e na forma como enxergam o mundo ao seu redor”.
Confira as acadêmicas responsáveis pela atividade neste semestre:
- Engenharia Civil: Ana Luiza Marques Corso, Daísy de Carvalho, Júlia Cardoso dos Santos e Vitória Correa Peres
- Engenharia de Produção: Letícia Schneider Franken