Sessão foi presidida pelo senador Lasier Martins
O Senado Federal realizou na manhã desta segunda-feira, dia 1º, sessão solene para comemorar os 50 anos da Universidade Feevale e sua mantenedora, a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur). Estiveram presentes o reitor Cleber Prodanov, o presidente do Conselho de Administração da Aspeur, Roberto Cardoso, e o presidente do Conselho Consultivo da entidade, Agostinho França da Silva.
A cerimônia foi presidida por Lasier Martins, autor do requerimento, que relembrou as conquistas da Instituição e sua associação à inovação e à internacionalização. “Verdadeiro orgulho dos gaúchos, a Feevale é exemplo de parceria bem-sucedida entre iniciativa privada e comunidade regional, completando meio século de grande contribuição para o progresso econômico e social”, disse o senador na abertura dos trabalhos.
No seu discurso, o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, agradeceu a iniciativa de Lasier e ressaltou que a fundação da Instituição, em 28 de junho de 1969, dias antes da chegada do homem à lua, “teve impacto maior na realidade da comunidade local do que a corrida espacial”.
Nascida para ser comunitária, sem fins lucrativos, e promover a autonomia científica e didática, a Feevale oferece hoje 56 cursos de graduação, nove mestrados e cinco doutorados, além de cursos de extensão, especialização e MBA, atendendo 15 mil estudantes em todos os níveis de ensino. Prodanov destacou que no campo de investigação científica, a Instituição, originada em Novo Hamburgo, conseguiu ganhar o mundo.
Atualmente, a Feevale conta hoje com três câmpus e 10 polos de ensino no Estado e em Dongguan, na China, sede de uma comunidade brasileira com mais de cinco mil pessoas. Desde os anos 1990, a cidade é destino de gaúchos, sobretudo do Vale do Sinos, que lá foram trabalhar em função da experiência no setor calçadista.
O presidente do Conselho de Administração da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), Roberto Cardoso, ressaltou a audácia dos pioneiros que criaram um centro regional para desenvolver talentos locais. “Vamos rumo ao centenário”, disse.
Confira as fotos: