Espaço de inovação da Universidade Feevale e Prefeitura de Esteio é localizado no Parque de Exposições Assis Brasil
O Hub Agro, iniciativa da Universidade Feevale em parceria com a Prefeitura de Esteio que tem como objetivo o fomento a empresas que buscam soluções para o agronegócio, realizou, na tarde desta quarta-feira, 2, o segundo Pitch Day para a seleção de projeto para a fase de pré-incubação. Sete participantes apresentaram suas ideias para uma banca com três avaliadores. A atividade ocorreu na Sala de Reuniões do Secretariado, na sede da Prefeitura. O resultado deve ser divulgado até a próxima segunda-feira, 7.
Entre as iniciativas apresentadas, vindas de diferentes cidades da região, estava a startup Colheita Consciente, de Rafael Oliveira, 44 anos, morador de São Leopoldo. “O projeto é uma plataforma digital que faz conexão entre produtores, varejistas e consumidores. Ela tem como objetivo evitar o desperdício de alimentos”, explicou. Oliveira está em busca de parcerias de inovação e tecnologias para a implementação da sua ideia.
Para a seleção dos contemplados, a banca analisará critérios como viabilidade técnica, impacto ambiental, inovação e escalabilidade. Os projetos escolhidos receberão suporte técnico e assessoria especializada no Hub Agro.
Sobre o Hub Agro
O objetivo do Hub Agro é ser um espaço criativo para o fomento de negócios que buscam soluções para o agronegócio, tendo sido inaugurado no dia 23 de agosto de 2024. Localizado ao lado da Casa de Esteio, dentro do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, onde ocorre a Expointer, o prédio de 118,8m² e dois andares conta com espaços de coworking, administrativos e auditório.
A Prefeitura investiu R$ 595,4 mil nas obras. A Feevale, por sua vez, é a responsável por gerenciar o espaço. No Hub Agro serão desenvolvidos projetos em todas as áreas do conhecimento, focando em empresas e negócios. Isso deverá contribuir para a diversificação da economia de Esteio e do Estado, envolvendo, de maneira mais efetiva, as questões do agronegócio.