Trabalho da aluna Tais Prass resultou na instituição do Dia Municipal de Combate à Gordofobia em Taquara
O combate ao preconceito e à desinformação que inspirou uma tese de doutorado virou lei municipal em Taquara. A egressa da Universidade Feevale, Taís Prass, defendeu, na Câmara de Vereadores da cidade do Vale do Paranhana, a primeira proposta legislativa do Rio Grande do Sul voltada ao enfrentamento da gordofobia, em parceria com a Vereadora Mônica Facio. A proposta foi aprovada por unanimidade entre os vereadores em 11 de março e, em 13 de março, foi sancionada pela prefeita Sirlei Terezinha Bernardes da Silveira como a Lei 7.052/2025, que institui o Dia Municipal de Combate à Gordofobia no município, celebrado em 10 de setembro.
A iniciativa é fruto da tese de doutorado de Taís, defendida em 28 de fevereiro, sob orientação da professora Jacinta Sidegum Renner, da Universidade Feevale e co-orientação da professora Leonor Maria Cantera Espinosa (UAB/ES), pelo Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Intitulada Gordofobia é Violência de Gênero, essa tese pioneira na temática aprofunda os estudos sobre corporalidades gordas e propõe a intersecção entre o problema da gordofobia em casos de violência doméstica e as políticas públicas voltadas ao seu enfrentamento.
Para desenvolver essa proposta legislativa, afirma Taís, foram realizadas análises detalhadas de leis brasileiras e espanholas semelhantes. "Durante o doutorado-sanduíche, realizado na Universidade Autônoma de Barcelona por um período de 10 meses, fiz uma imersão nas políticas espanholas sobre o assunto, chegando a ser recebida pela diretora do Departamento de Igualdade do Governo da Catalunha e participando de formações voltadas ao combate à gordofobia promovidas por políticas públicas locais", conta.
De acordo com Taís, o principal objetivo da lei aprovada em Taquara é conscientizar a população sobre os impactos da gordofobia na sociedade. A definição de um dia específico é um ponto de partida para fomentar ações públicas de reflexão e enfrentamento da gordofobia nos mais diversos espaços. "Com a aprovação em Taquara, esperamos que outros municípios gaúchos se inspirem a implementar legislações semelhantes, pois o reconhecimento da violência é o primeiro passo para transformar realidades", conclui.