Trabalho e tecnologias são temas de websérie | Universidade Feevale

Trabalho e tecnologias são temas de websérie

10/08/2020 - Atualizado 11h02min

Aulas abertas serão realizadas por pesquisadoras do Projeto Coffee and Work

projeto coffe

A difusão de novas tecnologias tem estimulado a imaginação das pessoas quando se trata do futuro. A substituição humana por robôs, entre outras, são narrativas que permeiam especulações sobre as relações de trabalho, especialmente no contexto atual. Para apresentar algumas ideias e superar receios relacionados a esse tema, as pesquisadoras Patrícia Scherer Bassani, professora da Universidade Feevale, e Gislene Feiten Haubrich, doutora e mestre, também, pela Instituição, realizarão uma websérie com cinco aulas abertas.

Na primeira temporada, o programa Trabalho e Tecnologias: pensando e construindo o futuro tem como propósito pensar sobre a expressão “futuro do trabalho”, a partir da perspectiva daquelas que são reconhecidas como as suas principais desencadeadoras: as tecnologias. Mas o protagonismo será mesmo das máquinas? Para responder a essa e outras questões, cinco episódios, com realização semanal, abordarão conceitos fundamentais, como a aplicação tecnológica na indústria e educação, entre outros.

As questões são múltiplas quando o assunto é tecnologia e seus usos no trabalho. Nós propomos, então, o desafio de trazer à luz algumas ideias para pensarmos na apropriação que fazemos das tecnologias e como elas podem transformar nossa realidade, ou pelo menos, nossa percepção de realidade”, diz Gislene.

Patrícia destaca que “é preciso acompanhar o cenário atual e as perspectivas de futuro, para que possamos compreender as mudanças que estão a caminho em diferentes áreas de atuação”.

As aulas acontecem às terças-feiras, às 17h, no mês de setembro. As atividades são gratuitas e a participação pode conceder certificado. Para isso, é necessário realizar inscrição prévia, no link bit.ly/TrabalhoTecnologiasCW, além de realizar check-in durante as transmissões.

Confira a agenda completa:

  • 1/09 - Trabalho e Tecnologia: sempre conectados
  • 08/09 - Alinhando alguns conceitos
  • 15/09 - Tecnologias na indústria
  • 22/09 - Educadores e as transformações por meio das tecnologias
  • 29/09 - Tecnologias e a mediação dos novos fazeres

Para saber mais sobre cada um dos episódios, acesse: www.coffeeandwork.net.

Sobre as mediadoras
Patrícia Scherer Bassani - Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale, na linha de pesquisa Linguagens e Tecnologias. Pesquisa sobre os usos e as apropriações das tecnologias digitais no contexto educativo.

Gislene Feiten Haubrich - Doutora e mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale, realizou estágio doutoral na Universidade de Estrasburgo (França). Atua como pesquisadora independente e dedica-se à investigação de temas relativos à comunicação e ao trabalho no contexto dos novos arranjos organizacionais.

Sobre o projeto Coffee and Work
O projeto tem como propósito propor reflexões acerca do trabalho a partir da difusão de pesquisas científicas sob diferentes perspectivas como a comunicação, a tecnologia, o empreendedorismo, a inclusão, entre outros. Idealizado por Gislene Feiten Haubrich, ele resulta de sua pesquisa de doutorado, realizada com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na Universidade Feevale Para saber mais, acesse: www.coffeeandwork.net.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.