Novo componente curricular busca instrumentalizar estudantes para que identifiquem e combatam a desinformação
Pioneira no país, a Universidade Feevale passará a ofertar, a partir do segundo semestre deste ano, a discussão acerca das fakes news no currículo dos seus cursos de graduação. A nova disciplina, intitulada (Des)Informação e Democracia na Era Digital, é de caráter inédito nas universidades brasileiras e está alinhada com os currículos de graduação da Finlândia – a diferença é que, no país europeu, é componente curricular obrigatório; na Feevale, será oferecido de forma optativa.
Com o objetivo de debater a produção e a difusão das fake news, as aulas serão uma oportunidade de reflexão sobre a desinformação e de compartilhamento de soluções educacionais e tecnológicas para o combate desse fenômeno. Além disso, a disciplina avançará para discutir o quanto a disseminação das inverdades tem gerado impacto negativo sobre a credibilidade das instituições democráticas e científicas. “Assim, pensamos que a Universidade pode dar sua contribuição para esta empreitada difícil, mas sempre nossa: combater a ignorância em todas as suas formas, para o restabelecimento do princípio da ‘verdade’, da ciência e da vida civilizada”, afirma o professor Everton Rodrigo Santos, que ministrará as aulas junto a outros docentes da Universidade Feevale e, também, professores convidados.
Tanto acadêmicos da Feevale quanto membros da comunidade (na condição de Aluno Ouvinte) podem cursar a disciplina, que será no formato híbrido. Interessados sem vínculo com a Instituição devem enviar cópias do RG; CPF; comprovante de residência com CEP; Certidão de Nascimento, de Casamento ou de Emancipação; e do Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Médio para falecomafeevale@feevale.br. Mais informações estão disponíveis em www.feevale.br/institucional/extravestibular/aluno-especial.