#Cadê a Minha Rua? homenageia pessoas negras que deram nomes a ruas de Novo Hamburgo
Nesta quarta-feira, 20, quando o Brasil comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, o projeto social Cidade Viva, da Universidade Feevale, lançará a campanha #Cadê a Minha Rua? A iniciativa, desenvolvida em parceria com a disciplina Comunicação Cidadã, do curso de Publicidade e Propaganda da Instituição, visa valorizar a história de Novo Hamburgo, homenageando e reconhecendo a contribuição de cinco pessoas negras para o desenvolvimento e identidade da cidade: Maria Emília Mendonça, escritora; Álvaro Pacheco, fundador da escola de samba Cruzeiro; Nair Leopoldina de Oliveira, benzedeira; Carlos Alberto de Oliveira, artista Plástico; e Ademir Leopoldo da Silva , ex-presidente da escola Cruzeiro.
A proposta do grupo de formandos do curso foi identificar ruas com nomes de personalidades negras e contar as histórias dessas pessoas nas redes sociais, como reconhecimento ao seu legado no contexto da comemoração dos 200 anos da migração alemã. O material, que contém as placas de rua em homenagem às cinco pessoas escolhidas pelos acadêmicos, será veiculado nas redes sociais do projeto Cidade Viva, como um convite para que a comunidade participe ativamente na preservação e promoção dessas importantes narrativas de diversidades étnicas, culturais e locais.
A Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo está apoiando e mobilizando as 91 escolas públicas municipais para compartilhar o material da campanha. A proposta prevê, também, que as escolas municipais façam um mapeamento nos seus bairros e prestem a sua homenagem para mais pessoas negras, nomeando as ruas e avenidas nas redes sociais das escolas.
Como atividade preparatória, no começo deste mês a pós-doutoranda Caroline Castro, do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Diversidade Cultural e Inclusão, participou, na Prefeitura de Novo Hamburgo, de uma atividade de formação e sensibilização junto à direção das escolas da rede municipal. “A ideia é combater o racismo e promover a inclusão e a igualdade na comunidade, ampliando o debate no território escolar”, explica a professora e pesquisadora da Universidade Feevale, Saraí Schmidt.
A campanha #Cadê a minha rua? foi desenvolvida como atividade de curricularização da extensão da disciplina Comunicação Cidadã, com orientação da professora Saraí Schmidt. A assinatura é dos formandos em Publicidade e Propaganda Cristielly Borges Moreira, Débora Fagundes Morales, Douglas Michel Fulbher, Isis Malcarne de Oliveira, Juliana Dor Arnold, Monique de Siqueira Montezano e Natalia Barcelos da Cunha.