Universidade Feevale organiza exposição artística com foco em acessibilidade | Universidade Feevale

Universidade Feevale organiza exposição artística com foco em acessibilidade

19/05/2021 - Atualizado 13h44min

I Mostra Técnica, Artística e Cultural integra o Congresso Internacional de Diálogos Interdisciplinares

mostra cidiObra de Alexandra Eckert

A Universidade Feevale realiza, em maio, a I Mostra Técnica, Artística e Cultural, com artistas brasileiros e estrangeiros. Com foco em inclusão e acessibilidade, as 59 obras inscritas têm um mix de opções acessíveis, como audiodescrição em espanhol, libras e descrição de imagens em português. O evento integra o Congresso Internacional de Diálogos Interdisciplinares (Cidi) e é organizado pelos docentes e alunos dos programas de pós-graduação (PPG) em Indústria Criativa, Processos e Manifestações Culturais e Diversidade Cultural e Inclusão Social da Instituição. A exposição virtual ocorre entre os dias 20 e 30 de maio no perfil do Instagram @conexaoculturalfeevale.

O evento terá a participação de 28 artistas do Brasil, Peru e Espanha, com obras que transitam nas linguagens de desenho, escultura, fotografia, performance, pintura, videoarte, moda, textos (contos, crônicas e poesias), audiovisual e outros. A mostra conta, também, com a colaboração de instituições internacionais parceiras, como a Universidade de Múrcia, da Espanha, e a Universidade Toulouse Lautrec, do Peru. “Os trabalhos que serão apresentados enriquecem a internacionalização do evento, trazendo novos olhares e perspectivas para os alunos da Feevale, assim como para os acadêmicos das instituições parceiras”, ressalta a professora Laura Ribero Rueda, do PPG em Processos e Manifestações Culturais e uma das coordenadoras da exposição.

Todos os trabalhos inscritos na exposição pertencem a pós-graduados. Entre os brasileiros participantes, se destacam a artista plástica Magna Sperb e a artista visual Alexandra Eckert, ambas gaúchas e pós-graduadas pela Feevale. Segundo a professora Vanessa Valiati, do mestrado em Indústria Criativa e coordenadora da Mostra, a exposição quer evidenciar, aos alunos, que é possível produzir arte durante o processo de especialização acadêmica.

Uma das principais características da Mostra é o espírito colaborativo, desde a sua concepção até a participação fundamental dos discentes dos diversos graus de formação, do doutorado à iniciação científica", afirma.

Com uma equipe de 20 voluntários, a organização do evento foi construída totalmente on-line. Para France Amaral, organizadora da Mostra e doutoranda do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social, o ambiente virtual possibilitou a presença de artistas e instituições internacionais e a inclusão de experimentações de acessibilidade para pessoas com deficiência, que contemplem falantes de português e espanhol. "Como o tema da exposição é livre, utilizamos como eixo condutor a temática da acessibilidade. A inclusão é importante e deve circular em todos os eventos, principalmente nos culturais, que tem essa virtude de aproximação e integração por meio da arte”, explica.


obras cidiObra de Magna Sperb


SERVIÇO:

I Mostra Técnica, Artística e Cultural, integrante do III Cidi da Universidade Feevale

Datas: 20 de maio (exposição com brasileiros e acessibilidade de libras e descrição de imagem); 25 de maio (exposição com peruanos e acessibilidade de descrição de imagem); e 28 de maio (exposição com espanhóis e acessibilidade de audiodescrição e descrição de imagem)

Local: Instagram @conexaoculturalfeevale


Sobre o Cidi

O III Cidi - Congresso Internacional de Diálogos Interdisciplinares: comunicação digital e futuros possíveis; IV Congresso de Indústria Criativa e V Seminário Internacional de Diversidade Cultural e Inclusão Social acontecem, de forma on-line, nos dias 20 e 21 de maio. Os eventos têm como objetivo proporcionar um espaço de reflexão interdisciplinar sobre o desenvolvimento da pesquisa científica na mediação das relações sociais. As palestras terão a participação de pesquisadores internacionais, professores e coordenadores da Universidade Feevale. Mais informações podem ser obtidas no site www.feevale.br/cidi2021.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.