03/04/2014 - Atualizado 16h35min
Palestra aconteceu no dia 28 de março
A Universidade Feevale realizou, no dia 28 de março, a palestra O íntimo, o privado e o público na arte contemporânea, com a artista visual, pesquisadora e professora francesa Éliane Chiron. A palestra foi promovida pelos cursos de Artes Visuais, especialização em Poéticas Visuais e mestrado em Processos e Manifestações Culturais da Instituição.
Tomando como ponto de partida o processo de seu trabalho artístico em vídeo, a artista trabalhou as nuances dos conceitos de íntimo, público e privado, abordando questões da arte contemporânea. Foram exibidos e analisados os vídeos “As nadadoras” e “High noon”. O evento contou com as parcerias de: Programa de Pós-graduação em Artes Visuais PPGAV – Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Grupo de Pesquisa Processos Híbridos na Arte Contemporânea – UFRGS; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes; e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
Sobre a artista
Éliane Chiron é artista visual, professora Emérita na Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne, e autora do livro L’énigme du visible. Desenvolve uma prática artística em estreita articulação com a pesquisa formal/técnica e reflexão teórica. Sua experiência abrange vídeo, fotografia e pintura, e suas pesquisas colocam foco na relação da prática artística com reflexão teórica numa abordagem poética sobre o processo de criação e as mutações do olhar contemporâneo na cultura digital. Realiza vídeo-performances, instalações, fotografias e vídeos. Organizou dez publicações coletivas, reunindo artigos seus e de pesquisadores que tangenciam seus temas de pesquisa. Realizou conferências em diversos países e publicou artigos na França e outros países.