A mostra (In)visível busca retratar com sensibilidade pessoas que vivem com a doença
A Universidade Feevale recebe, por meio do projeto social Reabilitação Pulmonar: da prevenção à reabilitação, a exposição (In)visível. A mostra é promovida pela Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (Abraf) e busca retratar com sensibilidade a rotina de pessoas que vivem com hipertensão pulmonar. A exposição busca, também, chamar a atenção para a luta dos pacientes, que, em muitos casos, parece invisível para a sociedade. A mostra ficará disponível para visitação até o dia 30 de novembro, na biblioteca do Câmpus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo).
A professora líder do projeto Reabilitação Pulmonar, Cassia Cinara da Costa, destaca que a exposição é uma oportunidade de trazer informações sobre a doença. “É muito importante termos essa exibição aqui na Feevale, pois temos um grande número de pessoas que passam por aqui e, conhecendo a mostra, podem se conscientizar sobre a hipertensão pulmonar”, explica.
Segundo Taline da Maia, coordenadora da Abraf, a exposição cumpre um papel social. “A mostra funciona como um lembrete para a sociedade de que é importante fazer exames regularmente e cuidar da saúde. Exposições como essa são muito importantes para dar voz à causa da hipertensão pulmonar, que é uma doença rara”, destaca.