Professor do curso de Medicina Eduardo Barbosa foi convidado para ser membro pesquisador da Recardi
A Universidade Feevale passou a integrar a Red Iberoamericana para la Prevención de las Enfermedades Cardiovasculares y Diabetes (Recardi). Formada por diversas instituições ibero-americanas, como Asociación Colombiana de Medicina Interna (ACMI), Sociedad Colombiana de Cardiología y Cirugía Cardiovascular (SCC) e Sociedad Internacional de Hipertensión (ISH), a rede é uma iniciativa da Universidad de Santander, da Universidad Simón Bolívar e da Fundação Santander de Oftalmologia. O objetivo é produzir conhecimentos, por meio de pesquisas, que contribuam para fornecer soluções para doenças cardiovasculares e do metabolismo, especialmente o diabetes, nos níveis de promoção de saúde, prevenção, tratamento e recuperação.
O professor Eduardo Barbosa, do curso de Medicina, será membro pesquisador da Recardi. O primeiro projeto da Feevale que integrará as ações da rede será um estudo clínico, já em processo de aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade, no âmbito do projeto social Times – Transforme-se, Inove-se, Movimente-se e Eduque-se para a Saúde. Por meio da pesquisa, com previsão de início para o primeiro semestre de 2024, será avaliado o uso do exercício de força para o controle da pressão arterial. Os beneficiados do Times serão voluntários do estudo.
É importante as instituições de saúde das Américas trabalharem em conjunto, pois assim se cria um grande banco de dados de protocolos que poderão servir para todos os membros da rede”, explica Barbosa (foto à direita). Conforme o professor, a Feevale é a única instituição gaúcha a integrar a Recardi (no Brasil, apenas outras duas participam da rede), o que expressa a qualificação do corpo docente e dos projetos e pesquisas desenvolvidos na Universidade.
Saiba mais
A Red Iberoamericana para la Prevención de las Enfermedades Cardiovasculares y Diabetes (Recardi) teve início em 2005, com o estudo Pure - Estudio Epidemiológico Prospectivo Urbano y Rural, na Colômbia. Atualmente, conta com representantes de diversos departamentos da Colômbia e alianças internacionais. Graças à rede, são geradas, constantemente, propostas e desenvolvidas iniciativas para promover o desenvolvimento de pesquisa e intercâmbio de conhecimento regional, nacional e internacional.