Reitores entregaram ao ministro Paulo Pimenta proposta para impedir o aumento da evasão no ensino superior gaúcho
Foto: Viviane Born/Comung
Reitores de universidades comunitárias se reuniram, na tarde desta quinta-feira, 6, com o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, para reivindicar bolsas para estudantes atingidos pelas enchentes. Eles entregaram uma proposta – Programa de Bolsas Recupera RS – elaborada pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) e Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (Abiee).
O reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, que é vice-presidente do Comung, explica que as instituições querem participar do projeto de reconstrução do Estado e que a educação, a ciência e a tecnologia, bem como todas as ações das universidades comunitárias, são muito importantes, inclusive para a economia gaúcha.
Temos mais de 25 mil alunos impactados diretamente e muitos outros indiretamente, então é preciso pensar na possibilidade de acesso e permanência dos estudantes no ensino superior, porque é isso que vai garantir um Estado com qualidade, para um futuro diferenciado”, afirma.
Além de Prodanov, participaram do encontro os reitores Rafael Frederico Henn (Unisc), presidente do Comung; Pe. Sérgio Mariucci (Unisinos); Irmão Evilázio Teixeira (PUCRS); Irmão Cledes Casagrande (Unilasalle); e Gelson Rech (UCS). Segundo Prodanov, o ministro Pimenta ficou de levar a pauta para o ministro da Educação, Camilo Santana.
O Programa de Bolsas Recupera RS tem como objetivo impedir o aumento da evasão no ensino superior gaúcho, em face da projetada redução da atividade econômica. Vamos aprimorar a nossa proposta para que tenhamos, inclusive, mais impacto na retomada do crescimento do Estado e na reconstrução da sociedade gaúcha”, complementa o reitor da Feevale.