Em sua sexta edição, o evento abordará a problematização da infância e terá a presença de Diana Corso, autora de Fadas no Divã
Voltado aos acadêmicos e profissionais de Psicologia, Pedagogia, assistentes sociais e áreas afins, o VI Seminário Internacional de Psicologia ocorre nos dias 21, 22 e 23 de novembro, no auditório do prédio Azul, Câmpus II da Universidade Feevale. O evento tem como tema Problematizando a infância: a psicologia e os contextos atuais, com o objetivo de promover o debate entre os profissionais da área para aprimorarem suas técnicas ao lidar com as mudanças culturais, e como essas afetam diretamente a construção da saúde mental da próxima geração. A programação conta com palestras pela manhã e à noite, que abordam diversos temas, como infância, vulnerabilidade e violação de direitos; educação em sexualidade como cuidado: e proteção e respeito à infância.
De acordo com Denise Quaresma da Silva, coordenadora do evento e professora da Instituição, o tema é de grande importância não somente para os psicólogos, mas para a sociedade em geral. “A infância na atualidade precisa ser problematizada por educadores e família, pois a criança é responsabilidade de todos os segmentos sociais. Nos deparamos, cada vez mais, com miniadultos ao invés de crianças e que estas estão, muitas vezes, entregues ao mundo virtual”, ressalta. Denise acrescenta que os pequenos estão submetidos a múltiplas condições de vulnerabilidade. “É preciso dispensar cuidado, atenção e prevenção. É isso que objetivamos problematizar no seminário”.
Entre os convidados, estão nomes como Diana Corso, autora do livro Fadas no Divã; e Eva Angelina Araujo Jiménez, professora pesquisadora da faculdade de Psicologia da Universidad Autónoma de Sinaloa, do México. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de novembro. Acadêmicos, graduados e pós-graduados da Instituição têm um desconto na inscrição. Empresas interessadas em levar grupos de inscritos recebem um desconto gradual conforme o número de pessoas confirmadas. Mais informações podem ser obtidas no site www.feevale.br/sip2019.
PROGRAMAÇÃO
21 de novembro, quinta-feira
17h30min: apresentação de pôsteres
19h: mesa de abertura
19h30min: palestra de abertura – Programa de intervenção colaborativo entre escola e família para crianças com problemas de atenção e de conduta, com Eva Araujo Jimenéz (México)
22 de novembro, sexta-feira:
Das 8h30min às 12h:
- Minicurso 1: Intervenção cognitivo-comportamental para problemas de atenção e conduta, com Eva Araujo Jimenéz (México)
- Minicurso 2: Indicadores de risco para o desenvolvimento infantil no contexto escolar, com Rosa Maria Mariotto
14h: mesa-redonda Infância e Psicopatologia
- Contribuições das terapias cognitivo-comportamentais: regulação emocional como fator transdiagnóstico em saúde, com Prisla Ucker Calvetti
- Problemas de conduta e traços callous-unemotional (insensibilidade-frieza) em crianças, com Roberta Salvador
15h30min: mesa-redonda Infância e Família
- Infância e família na contemporaneidade: uma reflexão humanista, com Eva Lúcia Oiveira
- Infância, vulnerabilidade e violação de direitos, com Anete Regina da Cunha
17h30min: mesa-redonda Infância e Escola
- Cuidar, educar e prevenir, com Rosa Maria Mariotto
- A fratura na função paterna e suas implicações na escola e na família, com Noeli Maggi
23 de novembro, sábado:
8h30min: mesa-redonda Infância e Gênero/Sexualidade
- A educação em sexualidade como cuidado: proteção e respeito à infância, com Thais Blankenheim
- Intervenções com crianças em idade escolar: a literatura infantil como ferramenta lúdica para trabalhar as questões de gênero, com Andressa Botton
10h: conferência final Pensando os contos infantis na clínica e na Psicologia, com Diana Corso