Criado em 2007, a partir de demandas levantadas pela Feevale, o projeto Jovem Aprendiz é desenvolvido com foco na preparação para o mercado de trabalho e cidadania dos jovens provenientes de famílias de baixa renda, a partir de atividades integradas nas áreas técnicas e humanas. O curso é direcionado à área de informática, mas os alunos participam, também, de aulas de português e psicologia, palestras e visitas a empresas e eventos de tecnologia.
O projeto tem como proposta assegurar a inclusão de jovens nas dimensões social, cultural e profissional. Além disso, garante espaços para atividades de extensão à comunidade acadêmica, constituindo um ambiente privilegiado de interlocução entre ensino, pesquisa e extensão, que possibilita uma visão mais ampla da profissionalização de jovens e de inclusão social.
Seu diferencial é a formação integral do jovem que, além do conhecimento técnico, desenvolve diversos saberes que irão compor o perfil de um profissional qualificado. Considera-se que, com base nessa formação, cada um poderá construir sua história de forma ética e cidadã, utilizando-se dos conhecimentos obtidos no curso para seu crescimento pessoal e profissional.
A partir de 2013, o projeto passou a ser reconhecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego como certificador do programa Menor Aprendiz, tornando-se uma referência para as empresas da região na contração de menores aprendizes qualificados para a inserção no mundo do trabalho.
Promove-se, assim, a preparação de adolescentes em situação de vulnerabilidade social para o trabalho e para a vida, estendendo os benefícios da educação e do ensino técnico a um segmento da população com poucas possibilidades de acesso ao progresso pessoal e profissional, contribuindo para o desenvolvimento comunitário sustentado.
O foco tecnológico do projeto tem como base a formação tecnológica, com grande parte do curso focado em Informática, com os conteúdos de Microinformática, Sistema Operacional Windows, Hardware, Aplicativos de Escritório (Word, Excel, Powerpoint), Edição de foto/vídeo, Linux, HTML, Lógica de Programação e Programação Estruturada. Disciplinas como Português, Inglês e Psicologia complementam a formação humana, com foco nas habilidades de comunicação e expressão, consideradas fundamentais para o ingresso no mercado de trabalho. Ainda complementam a formação oficinas variadas tendo como foco o mercado de trabalho e a tecnologia, visitas técnicas a empresas de tecnologia, feiras e à Universidade Feevale, de maneira que o jovem compreenda melhor seu entorno social.
A carga horária do curso é de 920 horas teórico-práticas, podendo ser realizadas integralmente no projeto ou em atividades como aprendiz na empresa.
Edital
Público-alvo
O público atendido pelo projeto é formado por estudantes que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio em escola pública ou escola privada com bolsa integral, tenham entre 16 e 22 anos de idade e possuam renda familiar de até um salário-mínimo e meio por morador da residência. O projeto é gratuito e fornece material didático aos participantes.
O aluno deve ter disponibilidade para participar do curso na modalidade presencial, a distância ou híbrido.
Na cerimônia de formatura oferecida pela Universidade Feevale, os aprovados receberão certificação referente aos conteúdos do projeto.
Durante a realização do curso, o jovem tem a possibilidade de trabalhar como aprendiz em uma das empresas parceiras do projeto.
Perfil do formado
Ao formar-se, o jovem apresenta o seguinte perfil:
- Disposição para realizar trabalhos individuais e/ou em equipe, estabelecendo relações interpessoais produtivas;
- Autonomia na busca de soluções para problemas vivenciados no dia-a-dia;
- Capacidade de tomar iniciativa para a realização de tarefas pertinentes às rotinas de serviços e apoio administrativo;
- Habilidade em operar microcomputadores, no que diz respeito ao uso de softwares, além de noções de hardware e redes;
- Capacidade de expressão oral e escrita;
- Potencialidade empreendedora.