Obra foi publicada pela Editora Feevale e escrita por professoras da Universidade
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos lançará, na sexta-feira, 18, data de seu aniversário, o livro Uma Trajetória Centenária de Valor, que retrata os seus 102 anos de história e sua contribuição para o desenvolvimento regional.
O lançamento será a partir das 9h, na Rua Joaquim Pedro Soares, 540, em Novo Hamburgo. No evento, haverá apresentação do livro, sessão de autógrafos, entrega de exemplares e brunch para associados e convidados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 2108-2108 e pelo email capacitacao@acinh.com.br.
As professoras Magna Lima Magalhães e Roswithia Weber, do curso de História da Universidade Feevale, são autoras do livro, junto de Inês Caroline Reichert. Publicada pela Editora Feevale, a obra é uma reedição do livro de 90 anos da entidade, em que foram acrescentados seus últimos 12 anos de história.
Com o registro no livro, as informações relativas ao período de 2010 a 2022 poderão ser consultadas e servir de inspiração à atual e, também, às próximas gerações de associados e dirigentes da ACI, bem como à comunidade regional, diretamente beneficiada pelas atividades desenvolvidas pela entidade ao longo de sua trajetória centenária”, afirma o presidente Robinson Klein.
Com 328 páginas e prefácios de Marcus Vinicius Pratini de Moraes, ex-ministro de Indústria e Comércio, e do empresário Clóvis Tramontina, o livro conta com quatro grandes partes, ou períodos históricos, com os principais fatos e realizações da entidade. A parte I retrata o período de 1920, ano do surgimento da entidade, até a década de 1960, revelando as sementes do associativismo na região e os primeiros frutos. A parte II apresenta a evolução da produção de calçados e a consolidação do conceito made in Brazil entre as décadas de 1970 e 1990.
A parte III revela a inserção do empresariado do Vale do Sinos no mundo globalizado e a atuação da ACI nos anos 1990, até a entrada no século XXI. Por fim, a parte IV descreve a trajetória da ACI rumo ao centenário e a sua consolidação como uma das mais representativas entidades empresarias gaúchas, com cerca de 1,1 mil associados ativos, atuação reconhecida nacionalmente e forte vinculação com o desenvolvimento econômico, social e cultural do Vale do Sinos.
A obra também destaca as principais realizações da gestão 2022-2023, notas e referências. Foram impressos três mil exemplares, parte dos quais será distribuída a interessados mediante contribuição de R$ 40,00. Outra parte será disponibilizada gratuitamente para escolas, entidades e bibliotecas, e uma versão digital poderá ser acessada no site da ACI.