Filtro de café foi um dos materiais utilizados pela artista. Foto: Alexandra Eckert
Artista visual e professora da Universidade Feevale se inspirou em conto do escritor para obras de mostra em Porto Alegre
A artista visual e professora da Universidade Feevale Alexandra Eckert abre, neste sábado, 22, das 10h30min às 12h30min, a exposição Bibliotecas de Areia: Livros de Fogo, Café e Memória, no Espaço Físico, em Porto Alegre. A curadoria é de Ana Zavadil.
Professora e pesquisadora na graduação e na pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Feevale, a porto-alegrense Alexandra é especialista em livro de artista, linguagem artística referida no título da mostra. "Nessa exposição, o livro abandona sua condição de suporte da escrita para assumir a forma de escultura, instalação e experiência. Já não importa apenas aquilo que pode ser lido em suas páginas, mas o que sua presença material é capaz de despertar. O livro torna-se espaço, memória, o tempo condensado em matéria”, diz, ao explicar que, nesse projeto, foi inspirada pelo conto O Livro de Areia (1975), do escritor argentino Jorge Luis Borges.
Para criar “não uma biblioteca de classificação e ordem, mas uma biblioteca de afetos”, a artista, que já realizou exposição individual no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) e participou de coletiva no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR), utiliza barro, porcelana, fogo, café e papel. Também lança mão de palavras e frases que escreveu ao longo dos anos.
Agora, esses fragmentos deixam a intimidade da escrita particular e passam a habitar o grés, a porcelana, o papel filtrante e o espaço compartilhado da atual instalação. E os manuscritos permanecem abertos, permitindo que cada pessoa, cada visitante da exposição, reconheça neles suas próprias sensações e lembranças”, acrescenta Alexandra.
A instalação reúne 60 livros de artista em cerâmica (20 x 2 x 12 cm), 44 livros de artista de filtro de café com serigrafia (28,5 x 20 cm) e mais 14 xícaras de cerâmica. Entre as cerâmicas, há esmaltada e sem pintura, sendo os filtros de café com serigrafia reciclados. “Ao final do percurso, é possível compreender que não estamos diante de uma coleção de objetos artísticos, mas de uma biblioteca viva, que continua sendo escrita a cada encontro, a cada leitura e a cada memória despertada”, assegura Alexandra.
SERVIÇO
- Exposição Bibliotecas de Areia: Livros de Fogo, Café e Memória
- Artista: Alexandra Eckert
- Curadoria: Ana Zavadil
- Abertura: sábado, 22, das 10h30min às 12h30min
- Local: Espaço Físico (Rua Felipe Camarão, 700, sala 101, bairro Bom Fim), Porto Alegre
- Visitação: 24 a 26 de setembro, de segunda a sexta-feira das 14h às 19h e, sábado, com agendamento pelo WhatsApp (51) 99914-5819
- Entrada gratuita