Estudo, apresentado em disciplina do curso de Ciências Biológicas, trata sobre as plantas alimentícias não convencionais
Estudantes do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II, de Igrejinha, apresentaram, na semana passada, um trabalho de iniciação científica na Universidade Feevale. Intitulado Quem, ou o que, são as PANCs, afinal?, o estudo foi apresentado em disciplina do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, ministrada pela professora Natalia Soares, doutora em Ensino de Ciências.
Acompanhados pela professora Claudia Tais da Silva Ferreira e pelo coordenador pedagógico Tomás Herrmann, ambos egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Feevale, os alunos falaram aos futuros professores de Biologia sobre o projeto de iniciação científica. O estudo, desenvolvido ao longo deste ano, abordou as plantas alimentícias não convencionais, as PANCs.
O trabalho dos alunos de Igrejinha veio ao encontro de uma das atividades propostas pela disciplina de Ciências Naturais no Processo Educativo, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. “Os acadêmicos estão estudando projetos investigativos e irão elaborar um projeto de iniciação científica para aplicação na educação básica”, explica a professora Natalia.
Segundo a docente, além de conhecerem o projeto dos estudantes, os acadêmicos da Feevale dialogaram com os professores da escola acerca dos desafios do trabalho com projetos investigativos em âmbito escolar, assim como as potencialidades na aprendizagem dos alunos. “Os professores também relataram experiências dos bastidores desse projeto e compartilharam suas vivências no acompanhamento dos estudantes”, conclui Natalia.