Especialista em estratégia e posicionamento falou no Prato Principal da ACI
Presidente da ACI, Robinson Klein, com o reitor José Paulo da Rosa Crédito: Divulgação/ACI
Em vez de perder dinheiro fazendo apostas erradas, deixe de lado o feeling e coloque conhecimento, técnica e estatística para gerar valor ao seu negócio. A dica é de Felipe Schmitt-Fleischer, especialista em estratégia e posicionamento de marcas e negócios e palestrante do Prato Principal que a ACI realizou nesta quinta-feira, 30. O evento, que tem apoio máster da Universidade Feevale, contou com a presença do reitor José Paulo da Rosa.
Felipe enfatizou que as marcas precisam entrar no jogo com estratégicas vencedoras, como o branding, e não com apostas que quase sempre as levam ao insucesso. Para cerca de 150 participantes, ele destacou uma série de apostas feitas com base em tendências, como apostar tudo no produto, numa espécie de obsessão por funcionalidade e design, por exemplo. “Nem tudo o que parece bom conduz ao sucesso. Muitas coisas não são visíveis no produto, como embalagem, distribuição, preço e comunicação”, disse.
Para o especialista, em vez de apostar, as marcas devem investir em branding, que é como uma placa de trânsito que indica o caminho a seguir, até mesmo na escuridão. “Branding molda a lembrança da marca na mente do cliente, criando um atalho que o leva a comprá-la”, explicou. Branding ajuda a construir um bom posicionamento no ranking mental do consumidor e gera desigualdade num mundo de igualdade, mostrando em que a marca se difere de outras. Conforme Felipe Schmitt-Fleischer, quanto mais igual é o segmento em que atua, maiores são as possibilidades de a marca fazer algo novo e fugir do lugar comum. “Branding também aproxima as pessoas e gera valor aos negócios. É a aposta certa que muda o jogo”, definiu.