Apresentação no Teatro Feevale marca novo ciclo do Projeto Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo | Universidade Feevale

Apresentação no Teatro Feevale marca novo ciclo do Projeto Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo

13/04/2023 - Atualizado 14/04/2023 13h37min

Evento, que ocorre nesta segunda-feira, 17, faz parte da programação de aniversário de 96 anos da cidade e marca a abertura das atividades em 2023

PMNHCrédito: PMNH

O projeto Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo (NOJ), desenvolvido pela Secretaria da Cultura e Secretaria de Educação do município, faz a sua aula inaugural nesta segunda-feira, 17 de abril, às 19h, no Teatro Feevale, com a participação especial da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo. A atividade faz parte da programação de aniversário de 96 anos da cidade e pontua o início dos aprendizados musicais do projeto, que se estenderão ao longo de 2023. O espetáculo foi pensado especialmente para evidenciar o trabalho feito pelo Núcleo e para receber os integrantes, familiares, patrocinadores, apoiadores e demais autoridades.

Abril marca, também, o início de oito novos polos do NOJ, em bairros que ainda não eram atendidos pelo programa, como Hamburgo Velho, Roselândia, Ideal, Canudos, Liberdade, Rondônia, Rincão e São José. Já estão ativos novos polos nas escolas municipais São Jacó, Francisca Saile, Imperatriz Leopoldina, Machado de Assis e Hermes da Fonseca, e com últimas tratativas para abrir as inscrições nas escolas Elvira Brand Grin e Dom Pedro II e no Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini. Ainda, no começo de março, teve início o Núcleo Avançado, formado por 18 jovens músicos, que já participam do projeto. Dessa forma, serão 16 polos no total.

Renato Santos, coordenador pedagógico do NOJ, destaca que, desde março, estão sendo realizados encontros semanais no Centro de Cultura com o Núcleo Avançado do projeto. “O objetivo é oferecer uma carga extra de ensinamentos aos estudantes que estão se destacando dentro do projeto. Antes de mais nada, acredito que eles servirão de modelo e incentivo aos alunos novos que estão chegando”, afirma.

A apresentação no Teatro Feevale é gratuita e aberta a todos os públicos.


Saiba mais sobre o Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo

O Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo é um projeto da Secretaria da Cultura e da Secretaria de Educação que pretende colocar a cidade entre as principais promotoras de iniciativas de educação musical da América Latina. Criado em setembro de 2018, o programa conta com a parceria do Instituto Arlindo Ruggeri, oferecendo às estudantes e aos estudantes de escolas municipais aulas de instrumento, teoria, percepção musical e prática de conjunto coletivo. O projeto é implantar as aulas em 54 locais, entre escolas do município e espaços públicos, que receberão 25 instrumentos (divididos entre violinos, violas, violoncelos e contrabaixos).

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.