Projeto social da Feevale auxilia comunidade indígena da região a fortalecer sua identidade | Universidade Feevale

Projeto social da Feevale auxilia comunidade indígena da região a fortalecer sua identidade

13/04/2023 - Atualizado 16h35min

Instituição contribui com a promoção do etnodesenvolvimento da população

Múltiplas Leituras

Com o propósito de preservar as tradições e valorizar a identidade da cultura indígena no cenário local, a Universidade Feevale conta com o projeto social Múltiplas Leituras: povos indígenas e etnodesenvolvimento. A iniciativa tem como público-alvo a comunidade Kaingang Por Fi Ga, localizada no bairro Feitoria, em São Leopoldo, e busca contribuir para a promoção de seu etnodesenvolvimento, auxiliando a população em suas reinvindicações e demandas econômico-culturais, territoriais e políticas.

A fim de alcançar esse propósito, a Feevale apoiará a realização de mais um Encontro de Atividade Cultural Indígena Kairu e Kamé, organizado pela comunidade Kaingang Por Fi Ga. O evento está marcado para os dias 19 e 20 de maio, a partir das 9h, e deve contar com a presença de todos os povos da região metropolitana e serra gaúcha, para um momento de confraternização e resgate cultural. A programação inclui as olimpíadas indígenas, o ritual dos pajés sobre a medicina tradicional, oficinas de artesanato, gastronomia originária, exposição de artesanatos indígenas e danças indígenas, entre outras atividades de integração. O evento existe para reforçar o reconhecimento dos povos originários do Brasil, e a Feevale, por meio do projeto Múltiplas Leituras, procura afirmar seu compromisso com o diálogo intercultural com a comunidade indígena.

O evento
O Encontro de Atividade Cultural Indígena Kairu e Kamé será aberto ao público, mediante doação de um quilo de alimento não perecível por pessoa – os alimentos serão destinados às famílias da aldeia Kaingang. Para custear a realização do evento, a organização busca apoio do Poder Público Municipal e Estadual, de empresas e organizações não governamentais sensíveis às causas indígenas e, também, de membros da comunidade. Interessados em ajudar podem entrar em contato com o líder da comunidade Por Fi Ga, Antônio dos Santos, pelo WhatsApp (51) 99815-5585.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.