Até o dia 27 deste mês, professora Maristela estará no município de Exu (PE) para conhecer o local de atuação da Instituição e apresentar as propostas de trabalho
De 20 a 27 de abril, a coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade Feevale, Maristela Cassia de Oliveira Peixoto, estará em Pernambuco para uma viagem precursora da Operação Velho Chico do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa. A Instituição foi classificada, em primeiro lugar, para participar da operação e realizará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, oficinas nas áreas temáticas do Conjunto A do projeto: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. Maristela será a coordenadora da Equipe Feevale, que promoverá as ações entre 4 e 21 de julho, nos municípios da região geográfica intermediária de Petrolina.
No Projeto Rondon, o propósito principal é que as ações realizadas sejam direcionadas a um público capaz de reproduzi-las e multiplicá-las no seio da comunidade, tornando-as permanentes. A Feevale levará um grupo de oito acadêmicos, de diferentes cursos da área da Saúde, para Pernambuco, os quais serão orientados por Maristela e pela professora Magali Pilz, do curso de Fisioterapia. As atividades da Operação se concentrarão no município de Exu, que fica dentro do Sertão do Araripe. “Inicialmente, farei uma viagem para conhecer o município e apresentar o projeto de trabalho que estamos propondo”, explica Maristela.
Conforme a professora, o Projeto Rondon consiste em uma oportunidade única para os estudantes universitários desenvolverem habilidades de liderança, trabalho em equipe e responsabilidade social.
Proporciona uma experiência de imersão em realidades sociais distintas das vivenciadas no ambiente acadêmico, permitindo um olhar mais amplo e crítico sobre as diferentes realidades do país. Dessa forma, os estudantes têm a possibilidade de contribuir efetivamente para a transformação social, com impactos positivos e duradouros. Estamos muito felizes em participar dessa Operação”, completa Maristela.
Saiba mais
O Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, destinada a contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais e visando ao fortalecimento da Soberania Nacional.
Entre os seus objetivos, estão contribuir para a formação do jovem universitário como cidadão, integrando-o ao processo de desenvolvimento nacional e estimulando a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.