Professor Fernando Spilki na abertura do evento
Evento realizado pela Feevale contou com a presença de acadêmicos, comunidade e empresas
Na última semana, a Universidade Feevale realizou o III Seminário Internacional do LaVuRs (Laboratório de Vulnerabilidades, Riscos e Sociedade). A atividade, que teve como tema Desafios e estratégias para um futuro resiliente, abordou questões climáticas relevantes para a atualidade, promovendo a discussão sobre riscos de desastres, os desafios atuais e clima.
A cerimônia de abertura foi realizada pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Fernando Spilki, e pela líder do LaVuRs, Danielle Martins, a qual apresentou a trajetória de ações do projeto e parcerias realizadas. O evento, que ocorreu no prédio Vermelho, localizado no Câmpus II, contou com três painéis.
O primeiro painel, intitulado A gestão de desastres no município de Caraá no ciclone de 2023, foi ministrado por Antônio Borges, coordenador municipal de Defesa Civil de Caraá. Nele, Borges trouxe a experiência que o município teve com o desastre resultante do ciclone em junho do ano passado.
O segundo painel foi mediado pela professora Claudia Natenzon, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais da Argentina (Flacso), um dos nomes mais importantes na área de estudos de vulnerabilidades e gestão de riscos. Em sua fala, a pesquisadora abordou o tema ¿La gestión del riesgo o los riesgos de la gestión?.
Já o terceiro painel, A importância da previsão e monitoramento hidrometeorológio para a gestão de riscos e desastres, foi conduzido por Maria Angélica Gonçalves Cardoso e Luana Lermen Becchi, do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Universidade do Vale do Taquari (Univates).
O evento contou com a participação de acadêmicos, empresas, universidades, defesas civis e a comunidade. Ao final das atividades, as perguntas e respostas dos participantes foram mediadas pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental, Daniela Müller de Quevedo.
Sobre o LaVuRs
O Laboratório de Vulnerabilidades,?Riscos e Sociedade?(LaVuRS) tem como objetivo contribuir para o avanço científico e autonomia comunitária no campo das?vulnerabilidades?sociais, de?riscos?e desastres a partir da união dos conhecimentos técnico, científico e popular, no âmbito da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.