Atividade abordou o resgate e tratamento de animais no período das enchentes
Na última sexta-feira, 14 de junho, estudantes da Escola de Aplicação Feevale participaram de uma atividade com o curso de Medicina Veterinária da Universidade. A conversa com os acadêmicos teve foco nas ações realizadas no Hospital Veterinário durante o período de enchentes, quando o local abrigou e tratou de animais afetados.
As atividades tiveram início com o coordenador do curso, Gabriel Pereira, realizando uma fala sobre as ações realizadas pela Feevale e o curso de Medicina Veterinária no atendimento aos animais resgatados. Durante a conversa, o professor também abordou planos que ainda serão implementados, como castrações em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Na sequência, a professora Gabriela Porciuncula Costa realizou uma apresentação com informações sobre a situação dos animais em abrigos, ferramentas disponíveis para sua catalogação, alguns problemas e realidades, e as ações que foram ou serão praticadas. A atividade ainda teve participação dos alunos da disciplina de Epidemiologia e Defesa Sanitária Animal, os quais explicaram sobre zoonoses importantes nesse contexto (leptospirose, raiva e esporotricose) e sobre castração de cães e gatos.
A troca de informações e experiências é sempre um ganho para o âmbito escolar e poder desfrutar destes momentos é uma oportunidade de grande aprendizado para todos os envolvidos. Acredito que a proposição desses encontros só enriquece e agrega conhecimento, instigando o pensamento criativo e crítico para situações que usualmente não são de vivência comum dos participantes” destacou Queli Souza, estudante do quinto semestre de Medicina Veterinária.
A ação, realizada com os terceiros anos da escola, contou com a participação de cerca de 80 alunos.