Curso de Moda da Feevale produz figurinos para a Casa de Teatro de Porto Alegre | Universidade Feevale

Curso de Moda da Feevale produz figurinos para a Casa de Teatro de Porto Alegre

11/01/2021 - Atualizado 12/01/2021 15h53min

Dossiê Ensaios Intermitentes estreia no dia 15 deste mês

foto

Os acadêmicos da disciplina de Projeto de Figurino do curso de Moda da Universidade Feevale participaram, durante o segundo semestre de 2020, do projeto de catalogação de figurinos para a produção cênica Ensaios Intermitentes, da Casa de Teatro de Porto Alegre. Orientados pela professora Ana Hoffmann, 17 estudantes elaboram aproximadamente 36 peças de vestuário para os 12 atores do espetáculo.

O processo de pesquisa e de adequação dos figurinos aconteceu totalmente a distância, considerando as aulas remotas, o distanciamento social e para preservar a saúde de todos os envolvidos. Após a apresentação do briefing pela diretora do espetáculo, Larissa Sanguiné, os estudantes foram em busca de outras referências para elaboração do guarda-roupa de cada um dos atores, considerando suas trocas de roupas entre as cenas. Para isso, tiveram acesso ao processo criativo dos atores e participaram de momentos de interação com eles, o que ajudou a captar a expressão corporal e a linguagem do espetáculo.

Conforme Ana, esse processo colaborativo entre os estudantes de Moda e os atores, juntamente com as professoras, resultou em experiência coletiva única, que possibilitou que os figurinos atingissem a linguagem desejada.

Essa é a diferença de se lidar com um projeto real, cujo feedback vai compor a aprendizagem dentro do projeto. O aluno está dentro e fora da sala de aula, experimentando a partir das necessidades que precisam ser atendidas”, pontua. “O processo contínuo de aprendizado, mesmo com as limitações impostas pela pandemia, nos mostrou que tudo pode ser readequado, que a pesquisa se movimenta e dá luz ao que pode ser feito, adaptado e experimentado dentro da linguagem proposta”, complementa.

Depois da aprovação das pesquisas dos figurinos, as professoras Ana e Larissa entraram em ação para finalizar os figurinos. Para isso, reaproveitaram materiais já utilizados anteriormente, em peças dos seus acervos individuais e da própria Casa de Teatro.

O Espetáculo

Ensaios Intermitentes é uma produção cênica, configurada em um dossiê de experimentação audiovisual, desenvolvida no atual cenário de isolamento social, que corresponde à primeira parte do Projeto Epidemias da Casa de Teatro. Desenvolvido pela turma da manhã do ano 2 do curso de Formação de Atores, com direção de Carlota Albuquerque, Everton Rodrigues e Larissa Sanguiné, o dossiê estreia no dia 15 de janeiro, às 20h, no canal do YouTube da Casa de Teatro de Porto Alegre: youtube.com/c/CasadeTeatrodePortoAlegre, com reprodução no dia 24, no mesmo horário.

Sinopse

Figuras inusitadas iniciam um processo de aproximação e elaboração para a execução de um projeto audiovisual, inspirado em três obras de José Saramago. Como proposta inicial, os artistas são solicitados a realizar um videoperformance sobre a morte, personificada em “Intermitências da Morte”. Os conflitos dessas pessoas disparam confusões entre as suas realidades, com as personagens da obra citada, bem como de “Ensaio sobre a Cegueira” e “Ensaio sobre a Lucidez”. Aos poucos, vai-se perdendo a noção de realidade, ficção e suas vidas. Uma metalinguagem que desencadeia rupturas de percepções, convidando o espectador a desvendar ou se perder na lógica dessa provocação empírica.

Ficha Técnica:

Direção: Larissa Sanguiné
Direção de Pesquisa Corporal: Carlota Albuquerque
Direção Sonora e Musical: Everton Rodrigues
Elenco: Alexia Köhler, Bárbara Babilônia, Clara Pohlmann, Clara Garcia, Gabriel Borges, Kety Katiussa, Leandra Kruguer, Mariana Aguiar, Pablo Montiel, Valentina Gomes, Victória Sanguiné
Edição Final: Pablo Montiel, Valentina Gomes e Victória Sanguiné
Finalização de Som/Edição e Desenho de Som: Everton Rodrigues e Marcelo Armani
Dramaturgia: Larissa Sanguiné e o Elenco.
Orientação: Denis Gosch, Everton Rodrigues, Francisco Gick, Larissa Sanguiné e Zé Adão Barbosa
Orientação de Figurinos: Ana Hoffmann
Execução do Projeto de Figurino: Turma de Projeto de Figurino – Curso de Moda Universidade Feevale
Arte Gráfica: Jimi Melo
Direção de Produção: Juliana Kersting
Teasers: Gabriela Antunes
Fotos de Divulgação: O elenco
Divulgação: Casa de Teatro de Porto Alegre e o elenco
Divulgação Redes Sociais: Nathália Severo
Assessoria de Imprensa: Liane Strapazzon
Sócio Idealizador: Zé Adão Barbosa
Sócia-Administradora: Ana Cristina de Oliveira
Gerente Administrativa: Carla Cezar
Gerente Financeira: Silvana Maia
Secretária e Atendimento Comercial: Helena Sá
Parceria: Feevale
Realização: Casa de Teatro de Porto Alegre

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.