Curso de Moda da Feevale produz figurinos para a Casa de Teatro de Porto Alegre | Universidade Feevale

Curso de Moda da Feevale produz figurinos para a Casa de Teatro de Porto Alegre

11/01/2021 - Atualizado 12/01/2021 15h53min

Dossiê Ensaios Intermitentes estreia no dia 15 deste mês

foto

Os acadêmicos da disciplina de Projeto de Figurino do curso de Moda da Universidade Feevale participaram, durante o segundo semestre de 2020, do projeto de catalogação de figurinos para a produção cênica Ensaios Intermitentes, da Casa de Teatro de Porto Alegre. Orientados pela professora Ana Hoffmann, 17 estudantes elaboram aproximadamente 36 peças de vestuário para os 12 atores do espetáculo.

O processo de pesquisa e de adequação dos figurinos aconteceu totalmente a distância, considerando as aulas remotas, o distanciamento social e para preservar a saúde de todos os envolvidos. Após a apresentação do briefing pela diretora do espetáculo, Larissa Sanguiné, os estudantes foram em busca de outras referências para elaboração do guarda-roupa de cada um dos atores, considerando suas trocas de roupas entre as cenas. Para isso, tiveram acesso ao processo criativo dos atores e participaram de momentos de interação com eles, o que ajudou a captar a expressão corporal e a linguagem do espetáculo.

Conforme Ana, esse processo colaborativo entre os estudantes de Moda e os atores, juntamente com as professoras, resultou em experiência coletiva única, que possibilitou que os figurinos atingissem a linguagem desejada.

Essa é a diferença de se lidar com um projeto real, cujo feedback vai compor a aprendizagem dentro do projeto. O aluno está dentro e fora da sala de aula, experimentando a partir das necessidades que precisam ser atendidas”, pontua. “O processo contínuo de aprendizado, mesmo com as limitações impostas pela pandemia, nos mostrou que tudo pode ser readequado, que a pesquisa se movimenta e dá luz ao que pode ser feito, adaptado e experimentado dentro da linguagem proposta”, complementa.

Depois da aprovação das pesquisas dos figurinos, as professoras Ana e Larissa entraram em ação para finalizar os figurinos. Para isso, reaproveitaram materiais já utilizados anteriormente, em peças dos seus acervos individuais e da própria Casa de Teatro.

O Espetáculo

Ensaios Intermitentes é uma produção cênica, configurada em um dossiê de experimentação audiovisual, desenvolvida no atual cenário de isolamento social, que corresponde à primeira parte do Projeto Epidemias da Casa de Teatro. Desenvolvido pela turma da manhã do ano 2 do curso de Formação de Atores, com direção de Carlota Albuquerque, Everton Rodrigues e Larissa Sanguiné, o dossiê estreia no dia 15 de janeiro, às 20h, no canal do YouTube da Casa de Teatro de Porto Alegre: youtube.com/c/CasadeTeatrodePortoAlegre, com reprodução no dia 24, no mesmo horário.

Sinopse

Figuras inusitadas iniciam um processo de aproximação e elaboração para a execução de um projeto audiovisual, inspirado em três obras de José Saramago. Como proposta inicial, os artistas são solicitados a realizar um videoperformance sobre a morte, personificada em “Intermitências da Morte”. Os conflitos dessas pessoas disparam confusões entre as suas realidades, com as personagens da obra citada, bem como de “Ensaio sobre a Cegueira” e “Ensaio sobre a Lucidez”. Aos poucos, vai-se perdendo a noção de realidade, ficção e suas vidas. Uma metalinguagem que desencadeia rupturas de percepções, convidando o espectador a desvendar ou se perder na lógica dessa provocação empírica.

Ficha Técnica:

Direção: Larissa Sanguiné
Direção de Pesquisa Corporal: Carlota Albuquerque
Direção Sonora e Musical: Everton Rodrigues
Elenco: Alexia Köhler, Bárbara Babilônia, Clara Pohlmann, Clara Garcia, Gabriel Borges, Kety Katiussa, Leandra Kruguer, Mariana Aguiar, Pablo Montiel, Valentina Gomes, Victória Sanguiné
Edição Final: Pablo Montiel, Valentina Gomes e Victória Sanguiné
Finalização de Som/Edição e Desenho de Som: Everton Rodrigues e Marcelo Armani
Dramaturgia: Larissa Sanguiné e o Elenco.
Orientação: Denis Gosch, Everton Rodrigues, Francisco Gick, Larissa Sanguiné e Zé Adão Barbosa
Orientação de Figurinos: Ana Hoffmann
Execução do Projeto de Figurino: Turma de Projeto de Figurino – Curso de Moda Universidade Feevale
Arte Gráfica: Jimi Melo
Direção de Produção: Juliana Kersting
Teasers: Gabriela Antunes
Fotos de Divulgação: O elenco
Divulgação: Casa de Teatro de Porto Alegre e o elenco
Divulgação Redes Sociais: Nathália Severo
Assessoria de Imprensa: Liane Strapazzon
Sócio Idealizador: Zé Adão Barbosa
Sócia-Administradora: Ana Cristina de Oliveira
Gerente Administrativa: Carla Cezar
Gerente Financeira: Silvana Maia
Secretária e Atendimento Comercial: Helena Sá
Parceria: Feevale
Realização: Casa de Teatro de Porto Alegre

 

Atendimento Feevale

Câmpus I

De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.

Câmpus II

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.

Câmpus III

De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.

Retornaremos o seu contato no prazo máximo de 72 horas úteis, a contar do momento de conhecimento do contato, podendo este ser ampliado em situações mais complexas.

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede.
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.
Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.