Produção destaca a presença, a história e as vivências da população negra na cidade
Crédito: Jessé Boeira
O documentário Rosa Morena: a presença negra na Cidade das Rosas, de Ismael Boeira, doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Feevale, estrou nesta terça-feira, 5, no Centro Municipal de Cultura de Sapiranga. A produção reflete sobre a diversidade cultural que constrói a identidade sapiranguense e valoriza a contribuição da comunidade negra na história local. O objetivo da obra é despertar a consciência sobre as raízes negras que permeiam Sapiranga e sua importância na formação cultural da cidade.
O documentário conta com entrevistas sobre acontecimentos essenciais para Sapiranga, como o surgimento do carnaval local. A produção visa, também, dar visibilidade às mulheres negras que viveram em Sapiranga nos anos 1960 e compartilham as experiências de ser mulher e negra em uma cidade em transformação.
Boeira destaca que lançamento o contou com cerca de 300 pessoas. “Foi um momento emocionante, marcado por lágrimas, sorrisos e descobertas. Testemunhar o impacto do documentário no público foi uma experiência única. Estou convicto de que essa produção contribuirá para um novo olhar sobre a diversidade e inclusão social em nossa sociedade”, afirma. O documentário contou com participação, na produção, de Ananda Oliveira, Jessé Boeira e Catiano Ott.