Egressa de Engenharia Eletrônica incentiva mulheres na área da Tecnologia | Universidade Feevale

Egressa de Engenharia Eletrônica incentiva mulheres na área da Tecnologia

28/09/2021 - Atualizado 13h54min

Graduação foi um diferencial na trajetória de Tamara Martins, que atua há 10 anos na área de Telecomunicações

egressa

O segmento de Telecomunicação possui, segundo a Relação Anual de Informações Sociais de 2015 (Rais), 191.772 trabalhadores, sendo os homens maioria, representando 64%, e as mulheres, correspondendo a 36%. Tamara Martins, egressa do curso de Engenharia Eletrônica da Universidade Feevale, busca ampliar o espaço do público feminino no mercado da tecnologia e o seu destaque profissional.

Na época em que terminei a graduação, eu fui a única mulher da turma na formatura. É uma luta constante e a gente se mantém forte nesse caminho para dar mais visão e voz para as mulheres da tecnologia", comenta.

Com desejo em auxiliar o público feminino a ter mais visibilidade na área de Telecomunicações, Tamara criou, em 2020, o perfil no Instagram @Telecom_Ta. Na página, a egressa compartilha seu conhecimento de forma simples e de fácil compreensão, visto que a maioria dos conteúdos publicados são em outras línguas e isso dificulta para quem não tem o domínio da língua inglesa e a base técnica.

A partir da criação da página, ela entrou como co-fundadora do projeto Mulheres da Telecom, idealizado pela graduada em Ciências Contábeis, Katiane Mognon, que tem experiência em gestão e planejamento financeiro, e atua, também, no segmento de Telecomunicações. O projeto visa dar mais voz e visibilidade a todos os profissionais da área, em especial ao público feminino, mostrando um pouco da rotina de profissionais que já estão inseridos no ramo. Além disso, as fundadoras desejam fazer com que o projeto seja uma referência em solução e serviço, fazendo conteúdo relevante e compartilhando histórias.

Temos um grupo no WhatsApp com cerca de 200 mulheres de todo país que atuam na área. Além de compartilhar conhecimento, estamos agregando novas questões e serviços para conseguir auxiliar os profissionais com conteúdo diferente e exclusivo”, pontua Tamara.

A graduação na Feevale auxiliou, segundo a egressa, além no quesito técnico, na sua formação pessoal, pois a Instituição instiga os alunos a adaptação, possibilita a criação de novas soluções para os problemas que surgem e a auxilia no desenvolvimento de novas tendências para o futuro.

Estrutura que facilitou o aprendizado

Antes de iniciar a graduação na Feevale, Tamara já trabalhava na área de Telecomunicações e, segundo ela, o curso de Engenharia Eletrônica foi um diferencial na sua trajetória, pois as duas áreas são interligadas. “Essa área de atuação me permitiu conhecer diferentes lugares. Já atuei nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina”, explica. Além disso, a estrutura do curso fez com que a egressa tivesse uma experiência ainda mais proveitosa. “As práticas em laboratório foram incríveis, eu sentia vontade de ir para a aula, pois a Universidade tem uma estrutura moderna e de qualidade”, destaca.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.