Coordenador bancada gaúcha deputado Carlos Gomes e deputado Afonso Motta, juntamente com Prodanov
Cleber Prodanov, reitor da Feevale e vice-presidente do Comung, participou de intensa agenda na capital do país nesta semana
Nesta semana, o reitor da Universidade Feevale e vice-presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), Cleber Prodanov, esteve em Brasília (DF), participando de uma intensa agenda. Na pauta de reuniões, encontros e eventos, estiveram as demandas das universidades comunitárias gaúchas que, juntas, atendem a mais de 150 mil estudantes no Rio Grande do Sul.
Na terça-feira, 1º, por exemplo, Prodanov participou de uma sessão na Câmara dos Deputados, onde reapresentou, à bancada gaúcha, uma proposta de emenda à Lei Orçamentária, no sentido de solicitar recursos para as incubadoras e parques tecnológicos ligados às instituições comunitárias. O objetivo é fortalecer o ecossistema de inovação no Rio Grande do Sul, expandindo os ambientes ligados ao Comung.
Já nesta quinta-feira, 3, o reitor da Feevale participou da 49ª Assembleia Geral Ordinária Abruc – Lei 12.881/13: um legado educativo, social e econômico para o Brasil, realizada pela Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc). O evento contou com conferência de abertura ministrada pelo ministro da Educação Camilo Santana, que falou sobre o tema principal da assembleia.
Na oportunidade, Prodanov conversou com Santana sobre assuntos importantes para as universidades comunitárias, como as dificuldades que os estudantes encontram no acesso ao financiamento, a necessidade de ampliar a oferta de bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni), bem como a permanência e evasão dos acadêmicos. Outra pauta foi a necessidade de acelerar o processo de recomposição em todas as áreas do conhecimento. Para o reitor, o ministro disse que esses são assuntos prioritários na pasta.
Prodanov também se encontrou com Luiz Roberto Curi, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE). Eles debateram sobre a importância da regulamentação do ensino a distância e as dificuldades que as universidades comunitárias estão enfrentando em um cenário de expansão de instituições sem qualificação.
Conforme o reitor da Feevale e vice-presidente do Comung, esta foi uma semana muito produtiva de encontros, tanto nos ministérios da Educação e Planejamento quanto em órgãos de fomento, culminando com a assembleia das instituições comunitárias.
São oportunidades em que podemos reafirmar o papel das universidades comunitárias, as suas necessidades e agendas. E tudo isso é em prol dos nossos alunos e do fortalecimento das nossas instituições”, afirma Prodanov.
Sobre o Comung
O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) é o maior sistema de educação superior do Rio Grande do Sul. É composto por 14 instituições, abrangendo quase todos os municípios do Estado. Essas universidades concentram 153.369 estudantes, 896 cursos de graduação e 715 cursos de pós-graduação e contabilizam 1,3 milhão de atendimentos prestados à comunidade.